Questão:
“Como escolher um cosmético?”
A DECO responde…
Os produtos cosméticos ocupam um lugar importante na higiene e rotinas diárias. Mas a escolha de um novo champô, creme ou gel de banho é muitas vezes feita com base em hábitos e ideias pré-concebidos sobre as propriedades ou capacidades destes produtos.
É comum, na compra de produtos de cosmética, dar o poder de decisão ao nariz. Cheirar um produto é um dos hábitos mais frequentes entre consumidores.
É essencial gostar do aroma de algo que vai usar com frequência, mas, se tiver pele sensível ou tendência para alergias, prefira os produtos sem perfume. Entre os ingredientes usados na cosmética, os perfumes e conservantes são os principais alérgenos e responsáveis por reacções alérgicas. Em caso de reacção, informe o Infarmed.
A textura é também um aspecto valorizado, ao qual estão associados dois mitos: um produto que produz muita espuma limpa melhor e um produto mais viscoso é mais hidratante.
A espuma não é um indicador de maior eficácia; ajuda a limpar, mas já existem produtos que não fazem espuma e são igualmente eficazes nessa tarefa.
A viscosidade é outra propriedade manipulável que não está directamente relacionada com a capacidade de hidratação ou reparação dos produtos. A densidade de um creme ou condicionador é influenciada pelos ingredientes emulsionantes utilizados e respectiva concentração no produto.
Outra grande tendência da maioria dos consumidores é a predisposição para pagar mais por produtos que são aplicados e se mantêm permanentemente (como cremes hidratantes ou antirrugas) do que por produtos para lavar e enxaguar (como géis de duche ou champôs). Os produtos de lavagem são vendidos em frascos maiores, mas costumam ter mais ingredientes funcionais e um custo de produção por quilo superior aos produtos para aplicação permanente, que contêm mais água, são vendidos em frascos mais pequenos e por preços mais elevados. Porém, a maioria dos consumidores não tem esta percepção e, por norma, está disposta a pagar mais pelos produtos que se mantêm permanentemente.