Muitas pessoas têm diferentes rituais quando se trata de visitar a casa de banho. Alguns realizam apenas uma tarefa rápida, enquanto outros podem passar um tempo considerável sentados na sanita, seja a jogar, a fazer scroll no telemóvel ou a ler.
No entanto, uma pesquisa recente, revelada pela Men’s Health, revelou que passar muito tempo na casa de banho pode não ser a melhor prática para a saúde.
De acordo com um inquérito realizado pela Quest, quase duas mil pessoas foram questionadas sobre os seus hábitos na casa de banho. Surpreendentemente, 57% dos participantes afirmaram que passam menos de cinco minutos na casa de banho, enquanto 32% disseram que demoram entre cinco e dez minutos. No entanto, 11% admitiram usar a casa de banho por mais de 10 minutos.
A cirurgiã Stéphanie Breukink, do hospital académico holandês UMC+ Maastricht, adverte contra o hábito de passar muito tempo na sanita. Permanecer sentado na casa de banho por longos períodos pode aumentar o risco de desenvolver hemorroidas, uma condição dolorosa e desconfortável.
Então, qual é o tempo máximo aconselhado na casa de banho? De acordo com a cirurgiã, “no máximo, 3 a 5 minutos seriam ideais”. Ficar mais tempo do que isso pode aumentar o risco de pressão excessiva nas veias da região retal.
Para além disso, passar muito tempo na casa de banho pode levar a outros problemas, como dormência nas pernas devido à pressão prolongada nos nervos. Portanto, é aconselhável manter as visitas à casa de banho curtas e eficientes, evitando distrações como jogar ou usar o telemóvel por longos períodos de tempo. A sua saúde e o seu conforto agradecerão.
Leia também: Sabe quanto vai receber de subsídio de Natal em 2023? Veja como calcular e planeie os seus gastos