Se, por um lado, muitos são os turistas que rumam ao Algarve para passar as suas férias de verão, por outro, há quem evite a região sul do país durante a época alta devido aos preços elevados dos hotéis. Apesar de existirem hostels que praticam preços mais baixos, ainda que tenha de partilhar o quarto com desconhecidos, há um hotel na região que cobra apenas 100 euros por noite para duas pessoas, durante o mês de agosto.
No verão, o Algarve é sinónimo de praia e é por isso que os turistas procuram hospedar-se perto dos areais, pelo que os hotéis disponíveis acabam por ser mais caros. Assim sendo, a opção mais económica passa por afastar-se do Atlântico e dirigir-se àquela que é conhecida como a “aldeia mais típica do Algarve”. Trata-se de Alte, uma aldeia situada no sopé da Serra do Caldeirão, no extremo noroeste do concelho de Loulé.
Foi durante o período da ocupação romana que teve origem a aldeia de Alte. Em tempos, esta pequena localidade passava despercebida aos visitantes do Algarve, que vinham, sobretudo, à procura das praias, mas atualmente já são muitos os que vêm de propósito para Alte. Ao passear pelas ruas do centro histórico da aldeia ainda irá deparar-se com as casas tipicamente algarvias, caiadas de branco e azul e com chaminés rendilhadas.
É a um quilómetro de Alte que fica também um dos hotéis mais baratos do Algarve no mês de agosto. Chama-se Alte Hotel, tem uma piscina à disposição dos hóspedes, assim como um campo de ténis, e uma noite num quarto para duas pessoas custa 100 euros. De salientar que o pequeno almoço está incluído na tarifa e todos os quartos têm uma varanda privada. A reserva pode ser feita através do Booking.
Leia também: Nestas três tascas algarvias pode comer marisco por menos de 10€