O 10 de Junho é o feriado nacional dedicado a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas e este ano será em Alcoutim o momento escolhido para mais uma homenagem, desta feita, aos combatentes alcoutenejos.
Todos os militares do concelho, naturais e residentes, que lutaram pelo país na Guerra Colonial serão assim publicamente reconhecidos pelo Município liderado por Osvaldo Gonçalves.
O esforço e serviços prestados à Pátria não passarão assim ao lado do agradecimento público a estes militares nas antigas províncias ultramarinas de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Para o presidente da Câmara, “esta era uma homenagem há muito devida a estes portugueses e alcoutenejos e, como tal, a Câmara envidou todos os esforços para que a mesma se realizasse e abrangesse todos os militares que vivem e são naturais do concelho”.
A autarquia escolheu para presidente da Comissão de Honra à Homenagem aos Combatentes da Guerra Colonial do Município de Alcoutim o tenente coronel António Marques Romeira Matias, que desde Abril vem trabalhando na definição de várias actividades, algumas de cariz público, como a realização de uma exposição onde o tema central será a Guerra Colonial e que terá como objectivo aprofundar os conhecimentos sobre mesma.
A cerimónia de Homenagem aos Combatentes realiza-se na Praça da República no centro de Alcoutim.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)