Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Ciência, Sociedade

Tratamento das águas residuais é eficiente na remoção do vírus SARS-CoV-2, conclui o projeto SARS Control

Iniciado em dezembro de 2020, o projeto SARS Control desenvolveu as suas atividades em 7 ETAR de grande dimensão, localizadas em diferentes zonas do país (Lisboa, Vila Nova de Gaia, Algarve, Setúbal, Leiria e Guimarães), que representam mais de 20% da população portuguesa.

12:21 29 Março, 2022 12:29 29 Março, 2022 | POSTAL

A eficiência de remoção da carga do vírus responsável pela covid-19 nos processos de tratamento das águas residuais em ETAR é uma das conclusões mais relevantes do projeto de investigação SARS Control.

O consórcio responsável pelo projeto, envolvendo o Grupo Águas de Portugal, a Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho, apresentará os resultados a 31 de março, numa sessão online.

“Contribuir para um melhor conhecimento da eficácia das barreiras sanitárias existentes nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e para o desenvolvimento de processos de monitorização adequados eram os principais objetivos do projeto de investigação SARS Control, que procurou compreender a dinâmica do comportamento do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, ao longo das linhas de tratamento de águas residuais urbanas (fase líquida e fase sólida)”, explica a Águas do Algarve em comunicado.

Iniciado em dezembro de 2020, com apoio financeiro do FEDER através do programa Compete 2020, o projeto SARS Control desenvolveu as suas atividades em sete ETAR de grande dimensão, localizadas em diferentes zonas do país (Lisboa, Vila Nova de Gaia, Algarve, Setúbal, Leiria e Guimarães), que representam mais de 20% da população portuguesa.

Durante oito meses, foi realizada a monitorização regular de SARS-CoV-2 nas águas residuais e a caracterização do perfil comportamental do vírus (aferido pela quantificação do material genético respetivo) no afluente bruto e ao longo das etapas de tratamento de cada uma das ETAR do projeto, num total de cerca de 1.500 amostras analisadas.

Os investigadores verificaram que as ETAR são eficientes na remoção da carga viral, especialmente na fase líquida (água), destacando-se a etapa de tratamento primário, seguida do tratamento biológico. Comprovou-se também que tratamentos subsequentes ao tratamento secundário podem aumentar a eficiência de remoção da carga viral.

Foi ainda analisada a correlação do SARS-CoV-2 com outros parâmetros microbiológicos no sentido de identificar novos biomarcadores para aferir, de forma expedita, a presença do vírus nas várias matrizes da água residual.

O consórcio responsável pelo SARS Control é liderado pela AdP VALOR, empresa do Grupo AdP – Águas de Portugal, que se faz representar ainda pelas entidades gestoras de saneamento Águas do Algarve, Águas do Centro Litoral, Águas do Norte, Águas do Tejo Atlântico, SIMARSUL e SIMDOURO.

Do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, participam o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (representado por FCiências.ID, Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências), o Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico (LAIST) da Universidade de Lisboa, e o Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (CEB/UMinho).

A monitorização efetuada no âmbito do projeto SARS Control confirmou que a evolução da carga de SARS-CoV-2 nas águas residuais afluentes às ETAR monitorizadas acompanhou, no mesmo período, as tendências de aumento ou diminuição da incidência de COVID-19 nas populações das regiões correspondentes, assim como as tendências de circulação das variantes de preocupação (alfa e delta) na comunidade.

Estes resultados vêm reforçar a utilidade da epidemiologia baseada em águas residuais como ferramenta de monitorização complementar da evolução da pandemia, confirmando resultados de estudos anteriores, nomeadamente do projeto COVIDETECT, relativo à criação de um sistema de alerta precoce da circulação do vírus SARS-CoV-2 na comunidade através da análise das águas residuais, projeto realizado por um consórcio que reunia grande parte das entidades responsáveis pelo SARS Control.

Visando a sensibilização para a relevância do conhecimento da eficácia das barreiras sanitárias existentes nas ETAR e para o desenvolvimento de processos de monitorização expeditos e adequados, os principais resultados do SARS Control serão partilhados com entidades gestoras de sistemas de saneamento numa sessão em formato digital, na próxima quinta-feira.

Sessão de apresentação de resultados

31 de março | Live Streaming

Inscrições aqui.

PROGRAMA

14h30 | Boas-vindas, António Eusébio, Presidente da Águas do Algarve 

14h40 | “SARS Control, uma visão global”, António Martins, Responsável do Departamento de Inovação e Desenvolvimento da Águas do Algarve

14h50 | “Metodologias analíticas e avaliação preliminar da presença de SARS-CoV-2 nas linhas de tratamento das ETAR monitorizadas”, Ricardo Santos, Responsável do Laboratório de Microbiologia de Águas do Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico

15h00 | “Análise de fármacos e sua relação com a incidência da pandemia”, Madalena Alves, Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho

15h10 | “Análise comparativa das diferentes soluções de tratamento na remoção de SARS-CoV-2”, Mónica Vieira Cunha, Professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

15h20 | “Deteção de variantes e correlação de SARS-CoV-2 com outros parâmetros microbiológicos”, Ana Reis, Investigadora do cE3c

15h30 | “Avaliação do risco para a saúde pública da descarga e utilização de água para reutilização (ApR) e lamas”, Joana Pinto Coelho, Direção de Engenharia e Operação da AdP VALOR

15h40 | Perguntas & Respostas

16h00 | Intervalo

16h15 | Mesa-redonda sobre a Perspetiva das Entidades Gestoras envolvidas no projeto, moderado por Cristina Gonçalves, Responsável de Exploração da Águas do Norte

17h15 | Encerramento, Cristiana Barbosa, Administradora da Águas do Norte

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Navegação e distância foi determinante para localização da ponte entre Alcoutim e San Lucar del Guadiana
    Navegação e distância foi determinante para localização da ponte entre Alcoutim e San Lucar del Guadiana
  • Bactéria Legionella detetada em dois edifícios do Instituto Superior Técnico
    Bactéria Legionella detetada em dois edifícios do Instituto Superior Técnico
  • PJ integra operação que desmantelou grupo internacional de cibercrime
    PJ integra operação que desmantelou grupo internacional de cibercrime
  • Município de São Brás de Alportel emite voto de pesar pelo falecimento de Graça Lobo
    Município de São Brás de Alportel emite voto de pesar pelo falecimento de Graça Lobo
  • Concurso para médicos de família com mais candidatos admitidos do que vagas abertas
    Concurso para médicos de família com mais candidatos admitidos do que vagas abertas

Opinião

  • A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
    A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
  • Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
    Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
  • Tem tosse? Não se esqueça de comprar com conselho, para não agravar a doença | Por Mário Beja Santos
    Tem tosse? Não se esqueça de comprar com conselho, para não agravar a doença | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
    Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
  • Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
    Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve