O santuário de chimpanzés, Save The Chimps, fez uma publicação onde mostra em vídeo o momento em que uma chimpanzé de 29 anos vê o céu pela primeira vez, após chegar ao santuário, em Fort Pierce, na Flórida, EUA.
A chimpanzé chama-se Vanilla e é um dos animais sobreviventes do Laboratório de Medicina Experimental e Cirurgia em Primatas de Nova Iorque.
Segundo o New York Post, a chimpanzé nunca tinha saído de uma jaula de 1,5 metros quadrados ou de um recinto do tamanho de uma garagem até se mudar para o santuário.
A história da chimpanzé foi árdua
A princípio viveu até aos dois anos no laboratório, que fechou em 1997. Em seguida foi transferida para a Califórnia, onde ficou confinada num refúgio, que acabou por falir em 2019.
No vídeo, alvo de partilha pelo santuário, é possível ver, com toda a certeza, a felicidade da primata ao olhar o céu pela primeira vez.
“Na Califórnia, Vanilla vivia com cinco chimpanzés dentro de uma jaula com uma vedação de arame, sem relva e com muito pouco enriquecimento. Ela está a adaptar-se muito bem. Quando não está a explorar a ilha com os novos amigos, está a descansar numa plataforma de três andares a ver o seu novo mundo”, explicou o primatologista do santuário, Andrew Halloran, ao New York Post.
“Ela dá-se bem com todos os outros 18 chimpanzés da ilha. Tem uma relação particularmente divertida com o macho alfa Dwight, a quem rouba comida”, referiu Halloran.
A sua nova casa é igualmente o lar de 226 chimpanzés que a indústria do entretenimento, comércio de animais exóticos e de jardins zoológicos descartou.