Os segredos gastronómicos do afamado petisco, temperado com o “melhor sal do mundo”, estão numa “esplanada perto de si” durante todo o mês de julho, nesta que é a 2ª edição “confinada” do Festival do Caracol de Castro Marim.
Com esta iniciativa, a autarquia castromarinense pretende “minimizar o impacto económico provocado pelas medidas de combate à Covid-19, estimulando o pequeno comércio/restauração que quiser aderir ao repto”.
Até à data, aderiram à iniciativa o Café “Serafim” (Castro Marim), Café/Tapearia “Encontro d’Amigos” (Castro Marim), Snack-Bar “Isabel” (Castro Marim), Snack-Bar/Restaurante “O Sapal”, (Castro Marim), “Velho Cavalinho” Taberna Medieval (Castro Marim), Restaurante “Retiro dos Caçadores” (Monte Francisco), Taberna “Gil e Graça” , (Junqueira), Snack-Bar “A Paragem” (Altura), Snack-Bar “Alturense” (Altura), Restaurante Takeaway “O Cantinho do Churrasco” (Altura), Pastelaria “Alagoa” (Altura) e “Central Sports Café” (Altura).
Nesta edição, a autarquia integrou um elemento diferenciador, que é a animação musical. Todos os cafés/restaurantes aderentes serão, durante este período, animados por agentes culturais locais, uma política de apoio que o município de Castro Marim tem desenvolvido com a cultura e a arte locais, que têm passado por períodos muito difíceis.
Cada estabelecimento aderente será também incentivado a ter elementos alusivos ao caracol e a autarquia assinalará cada esplanada com uma pequena réplica do caracol gigante que agora assinala a iniciativa na Praça 1º de Maio, em Castro Marim.
A organização apela a que “o público, sempre que puder, faça a sua reserva junto dos cafés e restaurantes aderentes, bem como ao respeito pelas medidas de prevenção da Covid-19 – a higienização das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento físico”.
Mais informações disponíveis no site do município, ou no facebook.