O grupo de cidadãos ‘Por uma Tavira mais Amiga dos Animais’ convidou os candidatos à Câmara de Tavira nas próximas eleições autárquicas e a Associação ANIMAL, para juntos reflectirem sobre aquilo que já está a ser feito e o que ainda pode vir a ser realizado para que Tavira seja uma cidade mais amiga dos animais.
Os candidatos aceitaram o desafio e juntaram-se a Rita Silva, presidente da Associação ANIMAL, num painel moderado por Henrique Dias Freire, director do POSTAL. Elsa Cordeiro (PSD), João Carvalho (CDS/PP), Jorge Botelho (PS), José Manuel do Carmo (BE) e Miguel Cunha (CDU) participaram na sessão de reflexão “Cidade Amiga dos Animais?”, aberta ao público, e debateram sobre a cidade de Tavira e as políticas de protecção animal.
Jorge Botelho acredita no trabalho dos técnicos e associações de Tavira
A associação ANIMAL é uma organização não governamental de defesa dos direitos dos animais, com uma forte vertente de lobbying político. É uma força importante no contacto com as autoridades e os decisores políticos na promoção do respeito pelos direitos dos animais e a sua protecção legislativa.
A ANIMAL está neste momento a promover a campanha “Os animais NÃO votam mas NÓS votamos por eles” e nesse sentido, deu início à reflexão com a apresentação de uma moção a favor da declaração municipal oficial e simbólica de cidade/concelho amiga/o dos animais, que Elsa Cordeiro garantiu não ter qualquer problema em subscrever. A candidata pelo PSD defende que “todos os municípios têm de estar preparados para proteger os animais” e afirma mesmo que isso “faz parte da minha essência”.
Por outro lado, a candidata à Câmara sublinha que “a situação em Tavira no que toca às medidas que cabem à autarquia promover nesta matéria está longe de ser a desejável e que o concelho só não tem uma situação pior devido à existência das associações cívicas dedicadas à causa animal”.
A opinião do actual presidente, Jorge Botelho, é de que “ninguém faz políticas e medidas na área do bem-estar animal se não estiver na linha das associações. Elas têm um papel vital na identificação dos problemas e isso faz toda a diferença”. O candidato pelo PS ao terceiro mandato consecutivo em Tavira, refere que é necessário sensibilizar as crianças e os adolescentes para a causa animal porque são eles que vão alterar as práticas da nova geração. “Acredito no trabalho que as associações e técnicos de Tavira estão a fazer em relação aos animais”, garante o autarca.
22ª Feira de Caça, Pesca e Mundo Rural esteve em discussão
Durante a tarde de reflexão, a 22ª Feira de Caça, Pesca e Mundo Rural foi tema de discórdia entre os vários candidatos, relativamente aos espectáculos tauromáquicos, a forma como os animais são tratados ou as condições em que vivem. João Carvalho, candidato pelo CDS/PP, mostrou-se contra estes espectáculos, assim como Miguel Cunha, candidato pela CDU, que acredita que “ainda há muita coisa para fazer”.
O Bloco de Esquerda tem vindo a fazer várias propostas neste sector e para o candidato à Câmara, José Manuel do Carmo, “é importante que os cidadãos garantam, com o voto, que as propostas sejam aplicadas e não fiquem só pelo papel”. O grande desejo do BE é que seja instituída em Tavira a ideia do parque animal porque “não é difícil, só é preciso vontade política”.
A sessão teve lugar no Clube de Tavira e a organização ficou a cargo do grupo de cidadãos “Por uma Tavira mais Amiga dos Animais”, em parceria com a Associação ANIMAL. Ao POSTAL, a organização garantiu que vai continuar a promover mais acções de sensibilização por esta causa.
O grupo juntou-se inicialmente com o objectivo de lutar por um canil com mais condições para o bem-estar dos animais, sendo que, hoje em dia, organiza diversas acções de sensibilização para a causa animal, com vista a contribuir para uma Tavira mais justa.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)