A zona envolvente à Escola Básica n.º 1 de Vale Carneiros e ao campo polidesportivo da Penha, bem como a área adjacente à Praceta Aleixo da Cunha vão ser intervencionadas pela Câmara de Faro no âmbito do Faro Requalifica, o programa de intervenções na malha rodoviária do concelho que a autarquia tem desenvolvido nos últimos anos.
Esta é uma das obras que escapa aos problemas de aprovação da revisão orçamental de 2017 no município liderado por Rogério Bacalhau que, como POSTAL noticiou, foi adiada para um a reunião de Câmara da próxima sexta-feira, dia 28 de Abril.
Zona ‘esquecida’ da Penha vai ganhar dignidade e qualidade
A zona a intervencionar pela Câmara (ver infografia acima) corresponde a uma área esquecida há muito daquele bairro da cidade e que se encontra acentuadamente degradada, uma vez que se mantém em terra batida desde a construção dos prédios na zona e, por isso, sujeita à erosão provocada nomeadamente pela chuva.
A situação era há muito assinalada como uma preocupação pela população residente no local, mas também pelos pais dos alunos que frequentam a EB 1 de Vale Carneiros, já que a gradiante do terreno cria zonas onde as quedas podem ser graves devido à altura dos vários patamares de terreno.
Acresce que o campo polidesportivo da Penha, em desuso há muito e votado ao abandono, criou problemas ao nível da sua manutenção e possibilidade de utilização, além de ter sido durante bastante tempo ‘coutada’ de toxicodependentes.
“A degradação de toda a área está agora a um passo de chegar ao fim”, refere o presidente da Câmara Rogério Bacalhau ao POSTAL.
Campo polidesportivo aproveitado por um agrupamento de escoteiros
No que toca ao campo polidesportivo da Penha, esclarece o autarca, “está a sofrer reformas na zona edificada de forma a poder acolher um agrupamento de escuteiros. Uma forma de aproveitar um equipamento há muito em desuso e que assim se valoriza através duma parceria entre a autarquia e uma associação da sociedade civil”.
O autarca esclarece que “o investimento que está a ser realizado no edificado contíguo ao campo de futebol está integralmente a cargo dos escuteiros, em específico, o Agrupamento 1172 – São Luís de Faro”.
“Quanto à envolvente pretendemos criar condições de dignidade no espaço público, promover alguma arborização e infra-estruturas de águas pluviais, ao mesmo tempo que requalificamos o acesso às garagens de alguns prédios da zona e reforçamos a qualidade da mobilidade para peões dentro do bairro da Penha”, refere o autarca.
Um investimento de 134 mil euros
Para a conclusão dos trabalhos a Câmara adjudicou uma empreitada no valor de aproximadamente 134 mil euros, que se encontra pronta para arrancar.
“Trata-se de manter a política que temos vindo a seguir de distribuir o investimento dos vários programas Faro Requalifica pelas várias zonas da cidade e do concelho, indo além da zona do centro da cidade, que tem vindo a ser fortemente intervencionada, e garantindo que a melhoria da qualidade do espaço público se vai reflectindo em toda a malha urbana e não urbana de acordo com as prioridades”, refere Rogério Bacalhau.