Depois de terem entrado em funcionamento as novas alterações de trânsito entre Faro e Olhão no âmbito da construção da Variante Norte à cidade, a autarquia farense, liderada por Rogério Bacalhau, acredita que o troço principal da obra entre em operação durante o mês de Agosto.
Em declarações à Lusa o autarca disse, na passada terça-feira, que espera que o troço principal da Variante Norte da cidade seja aberto no próximo mês, num processo que será “faseado”.
“Acho que aquilo vai abrir faseadamente, o que faz sentido. Tiveram de fechar uma parte porque não é possível construir com as pessoas a passar. Vamos ver se até ao mês que vem o troço principal abre, embora depois possam ficar ainda algumas situações para resolver”, afirmou à Lusa o autarca.
Rogério Bacalhau recordou que houve obstáculos detectados já recentemente, como “uma conduta de água muito grande, muita cablagem”, quer eléctrica quer telefónica, ou seja, “há um conjunto de situações que à medida que vão aparecendo têm de ser ultrapassadas”.
Circulação condicionada não tem afectado o tráfego
A situação de circulação condicionada a uma única faixa de rodagem em cada sentido no acesso a Faro, actualmente a funcionar na ligação Faro / Olhão, não tem afectado de forma substancial o trânsito, para além do que já era normal, mesmo em hora de ponta.
Neste momento o trânsito que se fazia entre a rotunda da Avenida Cidade Hayward, à saída da cidade, e o troço da EN 125 Faro / Olhão, através da estrada que atravessa a zona do Rio Seco, faz-se através do início do troço da variante.
Este corte da estrada do Rio Seco deve-se às obras de acabamento do viaduto que futuramente permitirá a ligação entre Faro e a zona do Areal Gordo na estrada para Pechão.
Quem circula entre Faro e Olhão, depois de contornar a rotunda da Avenida Cidade Hayward, é obrigado a virar à esquerda na EN 528 até uma primeira rotunda onde deverá seguir para a direita subindo até à rotunda aérea sobre a variante. Aqui deverá descer à direita para o troço inicial da variante e seguir em frente para reentrar na EN 125 para Olhão.
No sentido contrário (Olhão / Faro), o trânsito oriundo da EN 125 entra na variante, sendo desviado à direita para subir para a rotunda aérea sobre a variante. Contornada parcialmente esta rotunda, um desvio para a direita permite descer até à rotunda em frente à entrada da pista de atletismo.
Contornada esta segunda rotunda, a saída à direita permite ao trânsito oriundo de Olhão contornar o perímetro da pista de atletismo e aceder, finalmente, à rotunda da Avenida Cidade Hayward à entrada de Faro.
Estas alterações ao trânsito devem manter-se até à abertura da Variante Norte a Faro e permitirão concluir os segmentos da variante que ainda faltam terminar de pavimentar.
A rotunda aérea sobre a variante cuja utilização se iniciou agora integra, em conjunto com a rotunda junto à entrada da pista de atletismo, o futuro nó de Faro Nascente da Variante Norte.
Três acessos a Faro e menos tempo de percurso no atravessamento da cidade
Uma vez concluída a Variante Norte incluirá três acessos (nós) a Faro. O acesso poente (actual nó do aeroporto) em direcção ao Forum Algarve, o aceso norte (actual acesso do troço já existente da variante à Estrada de São Brás) e o aceso nascente, que permitirá a entrada na cidade em direcção à rotunda do hospital.
A Variante Norte à cidade – entre o nó do aeroporto da EN 125 e a ligação à EN Faro / Olhão na zona do Rio Seco – terá uma extensão aproximada de 5,2 quilómetros (2,7 quilómetros entre o nó do aeroporto e a EN 2 para São Brás de Alportel [já em funcionamento] e 2,5 quilómetros entre a EN 2 e a ligação à EN 125 Faro /Olhão).
Apesar da distância a percorrer na nova variante ser quase a mesma que a que se percorre actualmente no atravessamento de Faro nos movimentos pendulares entre as direcções Loulé e Olhão, a verdade é que cruzar a cidade pode ser difícil em particular em horas de ponta.
Quatro rotundas e dois cruzamentos semaforizados encarregam-se das dificuldades, enquanto que na nova variante o trânsito far-se-á em duas faixas de rodagem em cada sentido sem quaisquer cruzamentos ou rotundas e num perfil de estrada nacional.
A obra permitirá, prevê-se, retirar do centro de Faro uma média de 20 mil carros por dia, reduzindo filas de trânsito e engarrafamentos.
A obra da Variante Norte a Faro arrancou em 2009 com um orçamento de 17 milhões de euros, mas foi suspensa em 2011, assim como toda a empreitada de requalificação da EN 125, por dificuldades financeiras do consórcio construtor.