A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou, recentemente, atribuir uma comparticipação financeira à AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, até ao valor de 14.500 euros, a pagar durante cinco anos, de 2018 a 2022. Este apoio financeiro visa comparticipar nas despesas de funcionamento de uma Brigada de Sapadores Florestais.
A AMAL decidiu avançar com a criação de uma brigada de sapadores florestais, que vai actuar em toda a região do Algarve. Para tal, apresentou, no âmbito do Aviso de Abertura de Concurso para a Criação de Equipas de Sapadores Florestais – 01/2018, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza, uma candidatura para a constituição de uma Brigada de Sapadores Florestais, que englobou todos os municípios do Algarve.
A referida candidatura foi aprovada tendo o respectivo termo de aceitação sido assinado no passado dia 12 de Maio, em Montalegre.
A Brigada de Sapadores Florestais vai ter a base operacional instalada em São Marcos da Serra, no concelho de Silves. Trata-se de 15 sapadores que deverão ser agrupados em três equipas de cinco operacionais, podendo uma delas ser alocada ao concelho de Monchique e outra ao concelho de Loulé.
O concurso para a admissão destes novos profissionais já abriu, podendo o aviso nº 13655/2018 ser consultado no Diário da República, 2ª Série, nº 185, de 25 de Setembro.
A brigada, para além da contratação de recursos humanos, será também equipada com o material necessário.