A população de Cabanas de Tavira promete não baixar os braços face à instalação por um privado de uma vedação metálica sustentada em apoios de madeira num terreno que confronta com a Ria Formosa e se situa no extremo nascente da localidade do concelho de Tavira.
O terreno privado agora vedado chega até ao limite da arriba e, na zona de confluência entre a Avenida da Ria Formosa e a Rua da Fortaleza, a nova vedação impede o atravessamento da arriba em direcção à zona do Lacém quando a maré está cheia. Como afirmou ao POSTAL uma moradora do local “na maré vazia consegue-se passar pelo areal junto à ria, mas quando enche ficamos com o acesso cortado quando sempre pudemos atravessar para o Lacém pela crista da arriba”.
Um movimento popular que assume – face à dimensão de Cabanas de Tavira – uma importante expressão promoveu, desde o início dos trabalhos de vedação, quer na localidade tavirense, quer através das redes sociais, o início de uma campanha de sensibilização e alerta para a situação que ao POSTAL foi classificada por uma outra moradora do local como “escandalosa”.
“Não nos podem cortar o acesso ao Lacém que sempre tivemos e que constitui uma zona onde as pessoas costumam passear, praticar desporto e usar como zona de lazer numa povoação como a nossa que não tem equipamentos como parques de lazer ou outros de que a população possa usufruir de forma livre”, afirma a mesma fonte, que preferiu o anonimato.
Já foram entretanto solicitadas pela população audiências à Câmara e a Junta de Freguesia, que têm estado a acompanhar a situação.
Câmara está a acompanhar a situação de perto e Jorge Botelho solicitou estudos de topografia e enquadramento legal
Ao POSTAL o presidente da autarquia Jorge Botelho adiantou que “apesar de o terreno se encontrar fora da área abrangida pelo Plano Director Municipal e inserido em zona de competência de outros organismos, nomeadamente em zona agrícola, a Câmara está a acompanhar de perto a situação”.
O autarca determinou a realização na passada quarta-feira de um levantamento topográfico que verifique se a vedação cumpre rigorosamente os limites do terreno privado e não ocupe áreas adjacentes.
“É importante sabermos se a vedação está dentro dos limites do terreno privado e depois de feito o levantamento da documentação legal de definição das confrontações determinei a confirmação por meios topográficos do cumprimento dos referidos limites”.