As barras do Algarve estão a ser até ao momento pouco afectadas pelo temporal que está a atingir a costa portuguesa, depois de ter passado pelos Açores.
Na região apenas a barra de Faro / Olhão e a Barra de Vila Real de Santo António estão condicionadas, estado as restantes a funcionar em pleno. Na barra de Faro o acesso está fechado a embarcações inferiores a 10 metros de comprimento e em Vila Real a embarcações de tamanho inferior a 10 metros de fora a fora.
Recorde-se que apesar do temporal estar previsto para atingir com maior intensidade a costa ocidental de Portugal Continental, os avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera assinalam para a região algarvia ondas entre 5 e 7 metros, podendo atingir 10 a 12 metros de altura, até às 15 horas de amanhã e entre 4 e 5 metros de altura entre as 15 horas de amanhã e as 9 horas de dia 4 de Fevereiro.
No país estão fechadas 11 das 13 barras a Norte de Lisboa, excepção feita à Barra Leixões e à Barra da Nazaré que se encontram em pleno funcionamento.
A Sul de Lisboa, as barras do Tejo, de Setúbal e de Sines encontram-se a funcionar dentro da normalidade.