Em Portimão, o PSD tem em curso uma sondagem para escolher, ainda esta semana, entre dois nomes: Carlos Martins, atual presidente da concelhia, e Rui André, em final do terceiro mandato como presidente da Câmara de Monchique
Outros nomes como Joaquim Piscarreta e José Inácio, ambos ex-presidentes em Lagoa, chegaram a ser falados como hipotéticos candidatos, mas apenas derivado do facto de ambos, tal como Isabel Soares, ex-Silves, integrarem o conselho estratégico de Carlos Martins.
Em Loulé também deverá ser uma sondagem a resolver o candidato entre os três nomes já avançados na nossa última edição: Rui Cristina, Bruno Inácio e Miguel Madeira.
No respeitante a outros municípios, estão garantidas as seguintes candidaturas: Rogério Bacalhau (Faro), Francisco Amaral (Castro Marim), José Carlos Rolo ( Albufeira), enquanto Luís Gomes regressa como candidato a Vila Real de Sto António e Bruno Estremoz é o nome que vai substituir Rui André em Monchique.
São já conhecidos também outros nomes avançados em primeira mão pelo POSTAL: Dinis Faísca (Tavira), Álvaro Viegas (Olhão), Pedro Moreira (Lagos), Hélder Cabrita, (Aljezur) e Mário Vieira para Lagoa. Carlos Ludovico deverá ser o nome do social-democrata escolhido para Alcoutim e Bruno Costa para S. Brás de Alportel.
O Partido Socialista parece ser a força com o processo em fase mais adiantada, no que respeita aos nomes para as câmaras municipais, dado ser o que detém maior número de municípios e vai recandidatar todos os dez presidentes em exercício.
Deste modo, serão candidatos do PS: Alcoutim (Osvaldo Gonçalves), Aljezur (José Gonçalves), Lagoa (Luís Encarnação), Lagos (Hugo Pereira), Loulé (Vítor Aleixo), Olhão (António Miguel Pina), Portimão (Isilda Gomes), São Brás de Alportel (Vítor Guerreiro), Tavira (Ana Paula Martins), Vila do Bispo (Rute Silva), em substituição de Adelino Soares em terceiro mandato.
O candidato a Albufeira volta a ser Ricardo Clemente e em Monchique a aposta, a confirmar ainda pela concelhia, deverá ser Paulo Alves, enquanto para Faro está nomeado João Marques e Álvaro Araújo será o candidato socialista em Vila Real de Sto António. Rosa Nunes será a aposta socialista para Castro Marim e Luís Guerreiro para Silves.
A lista da CDU não é conhecida, dando-se como certa a recandidatura de Rosa Palma, para Silves, o único município em poder da CDU no Algarve.
O Bloco de Esquerda ficou de anunciar os seus candidatos ainda antes do verão, enquanto o Chega, apresenta o líder regional, João Graça, como seu cabeça de lista à Câmara de Vila do Bispo.
Como independentes inscritos em movimentos cívicos, são conhecidos: Desidério Silva (Albufeira), Abel Coelho (Albufeira), Francisco Martins (Lagoa), Manuel Marreiros (Aljezur)