A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 14 toneladas de carne, peixe congelado e produtos lácteos, avaliadas em mais de 114 mil euros, em dois entrepostos frigoríficos de Faro e Albufeira, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a ASAE adianta que a operação, realizada esta semana pela Unidade Regional do Sul, foi direccionada a estabelecimentos de venda por grosso, com vista “à verificação do cumprimento das condições de armazenagem dos produtos alimentares de origem animal refrigerados e congelados”.
Na sequência da operação, foram apreendidos 14 toneladas de produtos de origem animal refrigerados e congelados (carnes frescas, carne congelada, peixe congelado e produtos lácteos) no valor total que ultrapassa os 114 mil euros, informa a ASAE.
Segundo a ASAE, foi suspensa parcialmente a actividade de dois estabelecimentos, localizados nos concelhos de Faro e Albufeira, por incumprimento dos requisitos de licenciamento para o exercício da actividade.
Foram ainda instaurados dois processos de contra-ordenação por “colocação no mercado de produtos de origem animal por estabelecimentos não registados ou não aprovados pela Autoridade competente”, , segundo noticia a Agência Lusa.
Os dois estabelecimentos, “para além da armazenagem de produtos alimentares à temperatura ambiente, procediam ainda à armazenagem de produtos alimentares de origem animal com necessidade de temperatura controlada (carnes frescas e congeladas, pescado fresco e congelado, produtos à base de leite), sendo obrigatório dispor do Número de Controlo Veterinário”, refere aquele órgão de polícia crimina.
O Número de Controlo Veterinário é atribuído após a realização de uma vistoria e da aprovação das condições estruturais, técnico funcionais e higiossanitárias dos estabelecimentos de armazenagem.