Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Como seria um carro todo em versão Apple (Imagem Apple)
Ciência, Economia, Opinião, Sociedade

Apple ou Android (e a China)? Quer o seu carro com sensores de obstáculos, como os drones?

A opinião de Lourenço Medeiros.

10:13 17 Junho, 2022 10:13 17 Junho, 2022 | SIC Notícias
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Se há coisas que as marcas de carros fazem relativamente mal são os interfaces. Há uma quantidade de novos protagonistas no mundo automóvel. Um exemplo claro é o de Elon Musk, goste-se ou não se goste decidiu construir um carro elétrico e entrar num clube que não o queria, o dos construtores de automóveis. Não só o clube teve que o aceitar como mudou o clube, foi uma pedrada no charco e, não sendo o único factor, longe disso, tem grandes responsabilidades no que é hoje o mercado automóvel. Uma das críticas mais frequentes aos seus modelos da Tesla é que são computadores com automóveis à volta.

Um Tesla com 7 ecrãs dentro. 3 são do carro e leva 4 telefones. Consegue encontrar todos? (Imagem Tesla)

Ora o problema da maior parte dos construtores é que estão a tentar colocar cada vez mais computadores dentro dos seus automóveis seguindo o processo inverso ao da Tesla. E fazem-no bastante mal, verdade se diga, entre botões, ecrãs tácteis, comandos de voz e uma enorme quantidade de sensores, os construtores de automóveis tradicionais fazem uma bela trapalhada. Tempos houve em que, com pequenas mudanças de detalhe seria possível sentarmo-nos em qualquer carro e perceber imediatamente todo o seu funcionamento, desde o volante aos comandos do ar condicionado.

A Tesla é o exemplo acabado da confusão criada, mesmo sendo o representante por excelência da nova geração de veículos, torna-se arriscado mudar a temperatura do habitáculo sem parar o carro, tal é a confusão de menus no grande ecrã que gere todas as funções customizáveis da máquina.

O próximo Polestar 2 vai ter este ecrã todo Android.

Pior ainda, porque a curva de aprendizagem para cada carro demora mais a cada novo modelo. Cada construtor tem os seus menus ou combinação de menus e botões, é confuso.

Nos últimos tempos, e sobretudo depois do último evento para programadores da Apple, é nítido qual vai ser o caminho. A Apple e a Google estão numa guerra aberta pelos comandos dos nossos carros. Graças à experiência que têm com computadores, com telemóvel e com os muitos laboratórios dedicados, estão em melhor posição para tomar conta dos ecrãs dos nossos carros que os próprios construtores. Em vez de serem um acrescento às capacidades do carro, com o telemóvel, passarão a controlar tudo, desde o velocímetro à regulação dos bancos, e tudo o que vemos nos ecrãs terá origem numa destas empresas.

O mais certo é que cada marca, ou grupo de marcas, opte por fazer parcerias e escolher quem vai tratar dos menus do utilizador, ou eventualmente o utilizador poderá optar pelo mesmo carro com versões diferentes dos menus. Quer o seu carro com Apple ou Android? Mas parece-me menos provável. Este é provavelmente o verdadeiro negócio para o qual Google e Apple apontam enquanto nos distraem com protótipos (esquecidos no caso da Google) ou boatos de um carro Apple que já parece um mito como o unicórnio.

Componentes do sistema DJI para automóveis (DJI)

No meio desta guerra, mais uma vez os chineses provam que já não fazem meras cópias e estão também a prever o futuro. A DJI, a principal marca de drones do mundo está a aproveitar os seus conhecimentos para se lançar também no mercado automóvel. Mais uma vez, não com um carro de marca própria mas com uma linha de sensores e de programas orientados para os futuros carros autónomos e para as gerações intermédias. São sistemas de estacionamento, sensores de veículos e da estrada capazes de permitir manobras complexas, são os olhos, os ouvidos, os radares e os cérebros dos carros do futuro.

Mais uma área em que muitos dos construtores andam relativamente perdidos e era preciso que alguém com conhecimentos aproveitasse a confusão. Levanta-se a voz da DJI para controlar este importantíssimo mercado. Só que a Apple e a Google são americanas na sua origem, a DJI é chinesa e não me admira que, tal como fez com a Huawei a administração americana venha a querer decidir que é perigoso que o hardware, as máquinas que serão os cérebros dos carros autónomos, sejam fabricadas na China.

  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • PRR: João Galamba assegura cumprimento de compromissos assumidos com Bruxelas, entre eles, obras na linha ferroviária do Algarve
    PRR: João Galamba assegura cumprimento de compromissos assumidos com Bruxelas, entre eles, obras na linha ferroviária do Algarve
  • Município de VRSA assina acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas com mais direitos
    Município de VRSA assina acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas com mais direitos
  • Mulher realiza rinoplastia para que seus filhos nasçam com um ‘lindo nariz’ [vídeo]
    Mulher realiza rinoplastia para que seus filhos nasçam com um ‘lindo nariz’ [vídeo]
  • PS convida para 50 anos do partido ex-líderes ainda filiados e Sócrates fica de fora
    PS convida para 50 anos do partido ex-líderes ainda filiados e Sócrates fica de fora
  • Dia Internacional das Floresta: ICNF plantou 100 árvores no Perímetro Florestal da Mata de Monte Gordo [fotos]
    Dia Internacional das Floresta: ICNF plantou 100 árvores no Perímetro Florestal da Mata de Monte Gordo [fotos]

Opinião

  • Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
  • A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
    A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
  • Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens | Por Mendes Bota
    Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens | Por Mendes Bota
  • A Civilização do Lazer: “O lazer é uma criação da civilização industrial” | Por Elidérico Viegas
    A Civilização do Lazer: “O lazer é uma criação da civilização industrial” | Por Elidérico Viegas

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
  • Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
    Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve