Patrícia Amado, mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade do Algarve, foi distinguida com o Prémio “Sociedade Farmacêutica Lusitana”, da Ordem dos Farmacêuticos, no passado dia 26 de Setembro, Dia do Farmacêutico.
O prémio é uma distinção entregue aos jovens farmacêuticos que concluíram recentemente a sua formação académica com as classificações mais elevadas, das universidades que ministram o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas.
A sessão solene do Dia do Farmacêutico decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, e foi presidida por Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde. Marcou ainda presença, entre outras individualidades, Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos.
Patrícia Amado concluiu o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas em 2015 com a classificação final de 17 valores. Defendeu, em Outubro de 2015, a dissertação intitulada “Metodologias de síntese de tetraoxanos com potencial utilização em química medicinal”.
Ao longo do seu percurso académico foi distinguida, por duas vezes, com o menção “Aluno de Excelência da FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia” da UAlg. Esta menção pretende destacar os estudantes que conseguiram, em simultâneo, um bom desempenho académico e uma conduta social responsável, pró-activa, alicerçada em valores da cidadania.
Actualmente, Patrícia Amado é directora técnica na Farmácia Brito, em Olhão. Contudo, pretende dedicar-se à investigação científica na área de Química Medicinal, tendo recentemente concorrido ao concurso de bolsas de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
A direcção FCT congratula-se com esta distinção. “A farmacêutica Patrícia Amado representa bem a qualidade do curso de mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, ministrado na Universidade do Algarve”.