A Madeira espera ainda esta quinta-feira ter a confirmação oficial do Governo do Reino Unido no sentido de vir a integrar a sua lista verde de viagens, segundo confirmou Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional da Madeira.
Quanto ao Continente, incluindo a região do Algarve, os elevados números registados de novos casos Covid-19 dificilmente levarão a alterar a anterior decisão do Reino Unido.
“É o reconhecimento da discriminação positiva que o Governo regional tinha solicitado ao Governo do Reino Unido no sentido de olhar a realidade específica da região autónoma da Madeira”, adiantou Pedro Calado, que falou à imprensa no âmbito da visita à Madeira do coordenador nacional da vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, tendo a região atingindo esta quinta-feira a fasquia dos 200 mil vacinados.
Sobre o facto de a Madeira voltar a integrar a lista verde de viagens dos britânicos – o que não inclui o resto do território português – o vice-presidente do Governo Regional salientou que “grande parte dos voos são feitos diretamente, com o Reino Unido, sem passar pelo continente”, pelo que não se justificava a exclusão do arquipélago neste corredor aéreo.
Além da Madeira, também as Baleares e Malta deverão voltar a ser incluídas na lista verde do Reino Unido. Pedro Calado diz esperar até esta tarde a confirmação oficial do Governo britânico neste sentido.
“É uma boa notícia para a nossa região e é muito importante para o sector hoteleiro, dado que os britânicos representam 20% de todos os turistas que nos visitam”, frisou ainda o responsável do Governo Regional da Madeira.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso