Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
  • Economia
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Sociedade

Aeroporto de Beja é alternativa a aeroportos sobrelotados de Lisboa e Faro

A Assembleia Municipal de Beja aprovou uma moção em que defende o aeroporto da cidade como “uma excelente e útil alternativa” aos aeroportos de Lisboa e Faro, “em caso de necessidade e de sobrelotação”.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
09:42 23 Junho, 2022 09:42 23 Junho, 2022 | POSTAL

A Assembleia Municipal de Beja aprovou uma moção em que defende o aeroporto da cidade como “uma excelente e útil alternativa” aos aeroportos de Lisboa e Faro, “em caso de necessidade e de sobrelotação”.

A moção sobre o Aeroporto de Beja foi proposta pela coligação Beja Consegue (PSD/CDS-PP/PPM/IL/Aliança) e aprovada por unanimidade pelos eleitos das várias forças políticas, na mais recente reunião da Assembleia Municipal (AM) de Beja, na terça-feira.

O documento, enviado esta quarta-feira pela AM à agência Lusa, lembra que “o Aeroporto de Beja encontra-se certificado pelo Instituto Nacional de Aviação Civil e é um dos quatro aeroportos portugueses que podem receber voos internacionais”, tanto de passageiros como de carga.

Para os eleitos, “é urgente” rentabilizar esta infraestrutura aeroportuária, através do empreendimento do Alqueva, do Porto de Sines, do turismo, das fábricas de componentes aeronáuticos que a Embraer possuía em Évora e que, agora, são da espanhola Aernnova e da captação de mais investimento nesta área.

“Com vontade política de aposta nesta infraestrutura aeroportuária, seria até possível criar aqui uma Zona Franca com características fiscais especiais, onde se praticassem taxas alfandegárias reduzidas”, sugere a AM.

Apesar de admitirem que o Aeroporto de Beja “dificilmente conseguirá ser um aeroporto complementar ao de Lisboa”, os eleitos defendem que “pode ser, em caso de necessidade e de sobrelotação dos aeroportos de Lisboa e de Faro, uma excelente e útil alternativa”.

“A ação política local, nomeadamente através da Câmara Municipal de Beja, deve lutar e contribuir para a utilização regular do aeroporto”, sustenta a moção.

O Alentejo, “como potencial económico, precisa do aeroporto como polo de desenvolvimento e valorização da região, pois, este possui espaço suficiente para uma plataforma logística de carga aérea, tendo um elevado potencial como zona industrial”, acrescentam.

O documento, que vai ser enviado ao Presidente da República, primeiro-ministro e Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, reclama também mais investimento público para o Baixo Alentejo.

“É importante que se aproveitem, desde já, os fundos estruturais estratégicos que Portugal vai receber” e que sejam aplicados na “melhoria das acessibilidades, modernização da ferrovia e da rodovia, em equipamentos e infraestruturas”, para fixar população e combater o despovoamento e isolamento, lê-se na moção.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Últimas

  • Empresas dos EUA asseguram aos funcionários acesso ao aborto
    Empresas dos EUA asseguram aos funcionários acesso ao aborto
  • Já são quatro os Estados norte-americanos a proibirem o aborto
    Já são quatro os Estados norte-americanos a proibirem o aborto
  • Estado deixou de acompanhar família de Jéssica um mês antes da sua morte
    Estado deixou de acompanhar família de Jéssica um mês antes da sua morte
  • Funeral de Jéssica marcado por insultos à mãe. Sem nunca deixar o carro funerário, foi acusada de negligência [vídeo]
    Funeral de Jéssica marcado por insultos à mãe. Sem nunca deixar o carro funerário, foi acusada de negligência [vídeo]
  • Morte de Jéssica: suspeitos já foram ouvidos, medidas de coação conhecidas este sábado [vídeo]
    Morte de Jéssica: suspeitos já foram ouvidos, medidas de coação conhecidas este sábado [vídeo]
A primeira página do POSTAL. Distribuição aos assinantes e nas bancas de todo o Algarve com o jornal Expresso esta sexta-feira. 😍😘⚡️💥🔥

Opinião

  • O PS chumbou aumentos para os ex-combatentes
    O PS chumbou aumentos para os ex-combatentes
  • Leitura da Semana: O perfume das flores à noite, de Leïla Slimani
    Leitura da Semana: O perfume das flores à noite, de Leïla Slimani
  • O Aeroporto Internacional de Faro Almirante Gago Coutinho
    O Aeroporto Internacional de Faro Almirante Gago Coutinho

Europe Direct Algarve

  • Tecnologias e capacidade de defesa da UE: Comissão lança oito convites à apresentação de propostas
    Tecnologias e capacidade de defesa da UE: Comissão lança oito convites à apresentação de propostas
  • Público heterogéneo enche a Associação de Músicos para o AL-Bauhaus Dream Factory
    Público heterogéneo enche a Associação de Músicos para o AL-Bauhaus Dream Factory
  • Política de Privacidade
Configurações de privacidade
©2022 Postal do Algarve