A estreia mundial do primeiro avião comercial totalmente elétrico aconteceu ontem, 10 de dezembro, em Vancouver, Canadá, e durou 15 minutos. Mas deixou os seus responsáveis orgulhosos, avança a SIC Notícias.
“Isto vem provar que a aviação comercial totalmente elétrica pode existir”, disse Roei Ganzarski, diretor executivo da empresa de engenharia magniX à agência France Presse. “O início da era da aviação elétrica”.
A magniX desenhou o motor do avião em parceria com a Harbour Air, a maior empresa de hidroaviões da América do Norte.
Ganzarski salientou que esta tecnologia permite cortes nos custos e, sobretudo, zero emissões de carbono.
A aviação civil é um dos setores mais poluentes e está em constante expansão, mas as novas tecnologias mais amigas do ambiente têm tido dificuldade em descolar.
VELHO HIDROAVIÃO TRANSFORMADO
O “e-avião” – um hidroavião Beaver DHC-2 De Havilland para seis passageiros com 62 anos – foi equipado com um motor elétrico de 750 cavalos.
Foi pilotado por Greg McDougall, o fundador e presidente da Harbour Air, que transporta cerca de meio milhão de passageiros por ano entre Vancouver, a estância de ski Whistler e as ilhas e comunidades costeiras.
“Para mim foi como pilotar um Beaver normal, mas era um Beaver com esteroides elétricos. Tive mesmo de diminuir a potência”, contou à AFP.
O responsável garantiu que tem o objetivo de eletrificar toda a frota, revela a SIC Notícias.