Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Sociedade

Abusos sexuais: Igreja portuguesa vai garantir acesso total aos arquivos históricos

Conferência episcopal reuniu-se durante quatro dias e decidiu abrir os arquivos históricos de cada diocese à comissão independente que está a investigar as queixas de abusos sexuais na Igreja. O historiador Francisco Azevedo Mendes, da Universidade do Minho, vai dirigir esta operação.

16:47 28 Abril, 2022 16:47 28 Abril, 2022 | Expresso

A Conferência Episcopal chama-lhe um “drama na vida da Igreja”. Refere-se aos casos de abuso sexual de menores por padres e outros elementos da organização que está agora a ser investigado em Portugal de uma forma inédita. Depois de ter encaminhado para o Ministério Público 16 das 290 participações que recebeu, a Comissão Independente vai ter acesso total aos arquivos das várias dioceses da Igreja Católica Portuguesa.

Segundo um comunicado da Conferência Episcopal, que reuniu a Assembleia Geral durante quatro dias, a comissão liderada por Pedro Strecht constituiu uma equipa de “historiadores e arquivistas” que será chefiada pelo historiador Francisco Azevedo Mendes que terá como missão “estudar este drama na vida da Igreja”.

Objetivo: “Chegar de forma inequívoca e eficaz ao esclarecimento e à verdade dos factos através do estudo dos arquivos históricos existentes em cada diocese”. Ou seja: a comissão vai ter acesso total aos arquivos da Igreja e a eventuais queixas que tenham sido feitas no interior da organização religiosa, mas que não tiveram consequência penal ou mesmo disciplinar contra os padres suspeitos.

Há duas semanas, a Comissão queixou-se do facto de alguns bispos não se terem disponibilizado para serem entrevistados para este trabalho, incluindo o presidente da conferência episcopal, Dom José Ornelas. Segundo uma fonte da comissão, os bispos que ainda não falaram garantiram que o fariam depois desta Assembleia Geral.

No comunicado, os responsáveis da Igreja “reafirmam um sentido pedido de perdão” e o “empenho em ajudar a curar as feridas”. E agradecem “a quem se aproximou para contar a sua dura história”.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Maternidade do hospital de Portimão com condicionamentos em fevereiro e março. Bloco de partos de Faro funcionará em pleno
    Maternidade do hospital de Portimão com condicionamentos em fevereiro e março. Bloco de partos de Faro funcionará em pleno
  • Espanha vai subir salário mínimo em 8% para 1.080 euros
    Espanha vai subir salário mínimo em 8% para 1.080 euros
  • Canoagem: Campeonato Regional de Esperanças Sul disputa-se na Mexilhoeira da Carregação em Lagoa
    Canoagem: Campeonato Regional de Esperanças Sul disputa-se na Mexilhoeira da Carregação em Lagoa
  • Portugal 2020 atinge 73% de execução no Algarve até dezembro
    Portugal 2020 atinge 73% de execução no Algarve até dezembro
  • Elvis Presley e a cultura popular do século XX servem de mote para as XVII jornadas do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg
    Elvis Presley e a cultura popular do século XX servem de mote para as XVII jornadas do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg

Opinião

  • Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
    Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
  • Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
    Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
  • Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 
    Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve