A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu esta quinta-feira cerca de 21 toneladas de pescado, a maioria sardinha, capturada sem licença ou autorização válida na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Segundo a GNR, a apreensão ocorreu durante uma operação de vigilância efetuada pelo Subdestacamento de Controlo Costeiro de Sines, no distrito de Setúbal.
Os militares detetaram cinco embarcações de pesca profissional com arte de cerco a exercer pesca sem licença ou autorização válida para a área do PNSACV.
A operação permitiu apreender “20.960 quilos de pescado, maioritariamente sardinha, no valor estimado de 58.808 euros”, especifica a GNR na nota.
Segundo aquela força de segurança, o pescado apreendido foi vendido em lota e foram elaborados os respetivos autos de contraordenação.
A operação de vigilância e controlo da pesca profissional contou com o apoio do Sistema Integrado de Vigilância Comando e Controlo da GNR. Assim como do Centro de Controlo e Vigilância das Pescas da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).