Sociedade

GNR resgata cria de falcão que caiu do ninho em Lagoa

11-06-2021

A ave foi transportada para o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS), em Olhão, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural

Foto D.R.

O Comando Territorial de Faro da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Silves, resgatou esta quinta-feira uma cria de falcão (Falco tinnunculus), no concelho de Lagoa.

Na sequência de um alerta a dar conta de uma cria de falcão na Praia dos Caneiros, "os elementos do NPA deslocaram-se para o local e efetuaram a sua recolha. Aparentemente, o espécime tinha caído do seu ninho e encontrava-se debilitado e incapaz de voar devido à sua idade", explica a GNR em comunicado.

A ave foi transportada para o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS), em Olhão, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária "a proteção dos animais", apelando à denúncia "de situações de âmbito ambiental".

Neste sentido, pode ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.