Sociedade

O tempo quente está a chegar! O que pode visitar na região do Algarve?

09-06-2021

O tempo quente está a chegar e, com ele, vêm os passeios por Portugal. Uma das regiões que é muito popular durante o tempo quente é o Algarve, especialmente pelas suas magníficas praias que são conhecidas em todo o país

Praia da Falésia
Fonte: Instagram Westie_Matilda (Praia da Falésia)

Mas não é só pelas praias que se deve visitar esta região portuguesa. Experimente visitar os 5 locais que se encontram na listagem abaixo: não se vai arrepender!

5 locais imperdíveis na região do Algarve

1. Rota Vicentina

Esta rota não podia ficar de fora da listagem, mas vai um pouco além do Algarve. Na região do Algarve, terá a possibilidade de explorar uma parte do Caminho Histórico e do Trilho dos Pescadores.

A Rota Vicentina tem cerca de 450 km de percursos pedestres e estende-se ao longo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, um dos parques mais bonitos do país. Além da beleza do próprio parque, também terá paisagens deslumbrantes ao longo do caminho.

Lembrando que para este trajeto irá precisar de alojamento. Existem diversas opções disponíveis ao longo do percurso.

O nosso conselho para esta aventura é sair cedo do alojamento e ter sempre água consigo, para se manter hidratado.

2. Museu de Arte Sacra, Albufeira

O Museu de Arte Sacra de Albufeira está instalado na ermida de São Sebastião. Neste museu pode encontrar um grande número de obras expostas que remetem para as igrejas, sendo que o retábulo policromático do século XVIII é uma das atrações que mais chama a atenção. Neste pode ver as imagens de São Sebastião, São Francisco Xavier e São Domingos.

A entrada neste museu não necessita de marcação prévia e o horário de funcionamento depende da data a que for fazer a visita, portanto informe-se antes de se deslocar. Esta visita pode ser realizada durante todo o ano!

3. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Olhão

Outra opção para os mais religiosos ou amantes de arte sacra é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Este é o principal monumento da cidade e é uma excelente opção tanto para visitar, como para um momento espiritual.

A entrada no local é gratuita, embora seja necessário pagar a subida à Torre, caso pretenda fazê-la. Aconselhamo-lo a fazer a subida, por apenas 1€, pois terá uma vista incrível para a cidade. Não se irá arrepender.

Além disso, se gosta de colecionar artigos que o façam relembrar a viagem, porque não adquirir uma imagem religiosa de Nossa Senhora do Rosário? Se esta ideia lhe agrada, a compra pode ser feita na Hoyart.pt, uma loja online dedicada à venda de artigos religiosos e que tem muitas opções de imagens religiosas à disposição. Em relação à Nossa Senhora do Rosário, tem uma imagem religiosa de 40 cm em pasta de madeira com acabamento elegante.

4. Centro Histórico, Loulé

Nesta região incrível do Algarve pode apreciar sítios magníficos, como a Praça da República – onde terá a oportunidade de conhecer o Mercado Municipal –, o centro histórico medieval – onde pode visitar a Torre do Relógio e a Torre da Vela, os Banhos Islâmicos e muito mais – ou o Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

O centro histórico irá tomar algum tempo de visita, portanto reserve algumas horas para essa parte da visita.

A cerca de 10 km tem uma das aldeias mais bonitas de Portugal, com diversos tesouros naturais: Querença. Se tiver tempo, explore também esta região, pois acreditamos que será uma das melhores visitas desta listagem.

5. Serra de Monchique, Fóia

Por último, a zona oeste do Algarve, onde se encontra o ponto mais alto: Fóia. A Traveler já considerou Portugal como um dos melhores países do mundo para visitar e, inclusivamente, refere-se ao Algarve como o “paraíso rural”, portanto é apenas natural incluir este local na listagem.

Na região, pode começar por visitar a Serra de Monchique, onde terá a possibilidade de apreciar alguns cenários incríveis e, na sua maioria, muito relaxantes. Se estiver com tempo, aproveite para explorar a serra e ir em busca das maravilhosas cascatas.

Pode também experimentar algumas iguarias na Vila de Monchique – ou, mesmo, fazer a sua refeição no local. Após a refeição, deslumbre-se com a maravilhosa vista do miradouro da Fóia e com todo o caminho até ao local.

Visite estes locais na região do Algarve e conte-nos a sua experiência.