Sociedade

Águas do Algarve apresenta 30 ilustrações durante 30 dias para promover uma maior literacia oceânica

09-06-2021

Desenhos foram efetuados exclusivamente para esta ação, para apelar à curiosidade e incentivar à proatividade que se pretende na defesa dos “gigantes azuis”

Foto D.R.

A Águas do Algarve junta-se ao movimento global dinamizado pelas Nações Unidas para promover a concertação e partilha de conhecimento com vista à "conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos", e para promover uma maior literacia oceânica, durante os próximos 30 dias, vai disponibilizar através dos vários canais de comunicação, ilustrações em aguarela efetuadas em exclusivas para esta ação, que pretendem apelar à curiosidade e incentivando à proatividade que se pretende na defesa destes “gigantes azuis”.

A empresa responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Algarve recorda que "sempre que pensamos no mar, lembramo-nos da praia, das férias de verão, da diversão, do bronzeado, dos festivais, estar com os amigos e das petiscadas que nos fazem esquecer as “dietas”, enfim de muita alegria. Mas os oceanos representam muito mais do que tudo isto para a humanidade, contemplados na sua enorme diversidade e riqueza dos diferentes ecossistemas marinhos que os constituem oferecendo ao ser humano um conjunto elevado de benefícios a diferentes níveis, como sejam o económico, social, ambiental, cultural, entre tantos outros".

Reconhecer estas valências, permite-nos ser cidadãos dispostos a defender os oceanos e o uso sustentável dos seus preciosos recursos. Este foi um dos motivos pelos quais a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou os anos de 2021 a 2030 como sendo a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, sobejamente conhecida como Década dos Oceanos. Contudo, a exploração dos oceanos pela mão humana, nem sempre se pratica de forma sustentável.

No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Deccada dos oceanos, questões como a poluição marinha, o aumento do nível do mar e a destruição dos ecossistemas aquáticos, serão abordadas nas ilustrações em aguarela exclusivas para a ação, mas também temáticas positivas como sejam a riqueza da fauna, flora, as profissões ligadas ao mar, entre outras.

Saiba tudo ⇒ https://www.facebook.com/aguasdoalgarve

Saiba tudo ⇒ https://www.instagram.com/aguasdoalgarve/

#Oceans30days30sketches