Sociedade

Nova plataforma online mostra alertas meteorológicos na Europa

04-06-2021

Plataforma inclui os avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA relativos a chuva, trovoada, vento, tempo quente, tempo frio, neve, nevoeiro e agitação marítima

Foto D.R.

No dia 1 de junho de 2021 entrou em funcionamento a nova plataforma on-line do projeto Europeu MeteoAlarm, que agrega os avisos meteorológicos de 37 países membros, sendo o novo endereço www.meteoalarm.org.

Segundo o IPMA, "o projeto MeteoAlarm é desenvolvido no âmbito da EUMETNET, a rede de Serviços Meteorológicos Nacionais Europeus."

O IPMA, enquanto autoridade nacional em meteorologia, é parte integrante da EUMETNET e colabora ativamente no projeto MeteoAlarm. A plataforma inclui, deste modo, os avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA relativos a chuva, trovoada, vento, tempo quente, tempo frio, neve, nevoeiro e agitação marítima.

Entre as principais alterações à plataforma MeteoAlarm, destaca-se uma maior versatilidade, permitindo ampliar as áreas geográficas para conhecer os avisos com mais pormenor; a costumização para smartphones e tablets e a representação de avisos de nível amarelo, laranja e vermelho (ficando o território a branco sempre que nenhum destes estiver em vigor, deixando assim de se utilizar a cor verde).

Os avisos são emitidos por todos os países membros no formato CAP (Common Alerting Protocol), num processo de harmonização de procedimentos na emissão de avisos meteorológicos, de forma a garantir uma melhor utilização desta informação pelos cidadãos europeus.