Sociedade

Dia da Europa: Transporte fluvial Ayamonte - VRSA vai receber o 1.º Prémio de Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade

03-05-2021

A ligação regular de barco entre as duas margens do rio remonta à primeira metade do século passado, sendo durante décadas a única ligação entre Portugal e Espanha na zona sul da fronteira

O serviço de transporte fluvial Ayamonte - Vila Real de Santo António vai receber o 1.º Prémio de Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade do Guadiana por ocasião do Dia da Europa, que se celebra a 9 de maio.

"Este reconhecimento foi proposto pelos membros da equipa técnica intermunicipal e aprovado pela Assembleia do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial. Será entregue por ocasião dos eventos comemorativos do Dia da Europa", explica a Eurocidade do Guadiana em comunicado.

A ligação regular de barco entre as duas margens do rio remonta à primeira metade do século passado, sendo durante décadas a única ligação entre Portugal e Espanha na zona sul da fronteira. Atualmente, o serviço está interrompido devido ao último encerramento da fronteira, embora as empresas esperem retomar a travessia nas próximas semanas.

A Eurocidade do Guadiana quer reconhecer "o esforço cooperativo que os actuais empresários estão a fazer e daqueles que o fizeram anteriormente para ultrapassar todos os obstáculos e dificuldades jurídicas, linguísticas, cambiais e avanços como a chegada da ponte e o facto de ainda continuarem a ser uma referência para a conexão entre os dois países".

"O transporte fluvial, com uma travessia internacional curta e acessível, também se tornou um dos principais atrativos turísticos da região, facilitando a deslocação de visitantes e promovendo o intercâmbio e o fluxo de turistas entre as populações fronteiriças", salienta .

Entre as propostas existentes, a do serviço de ferry foi aprovada por unanimidade pela equipa técnica e contou também com a aprovação de todos os representantes que compareceram à Assembleia do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade do Guadiana.

A Eurocidade quer que este "prémio tenha continuidade e que venha a ser atribuído todos os anos, coincidindo com as comemorações do Dia da Europa".