Sociedade

Docapesca adjudica obra de reabilitação do edifício da lota da Fuzeta

28-04-2021

Intervenção visa dotar o edifício das mais recentes exigências no domínio da higiene e segurança alimentar e reforçar a cadeia de frio

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, adjudicou a empreitada de reabilitação do edifício da lota da Fuzeta, no concelho de Olhão, visando a melhoria das condições higio-sanitárias da infraestrutura e a valorização do pescado transacionado.

A execução desta empreitada possui um preço-base de 300 mil euros, somando o valor da obra e as demais obrigações contratuais.

"A necessidade de requalificação desta lota foi identificada em estreita articulação com a Câmara Municipal de Olhão e a intervenção reflete a intenção de otimização funcional das operações de escolha, acondicionamento, pesagem e expedição de pescado", explica a Docapesca em comunicado de imprensa.

A solução preconizada visa dotar o edifício das mais recentes "exigências no domínio da higiene e segurança alimentar, o reforço da cadeia de frio, valorizando assim o pescado capturado pela comunidade piscatória local e ainda uma maior eficiência energética".

Pretende-se respeitar a conceção arquitetónica e construtiva original e, ao mesmo tempo, introduzir o fator valorização, entendido tanto numa perspetiva ambiental e social, quanto económica.

A Docapesca tem como missão realizar intervenções desta tipologia sempre que se justifica e como prioridade, cumprir com as normas de segurança e ambientais durante a renovação e otimização das nossas infraestruturas.

O projeto será cofinanciado pelo Programa Operacional MAR2020.


A Docapesca – Portos e Lotas, SA é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, que, nos termos do Decreto-Lei n.º 107/90 de 27 de março, tem a seu cargo no continente português, o serviço público da prestação de serviços de Primeira Venda de Pescado, bem como o apoio ao Setor da Pesca e respetivos portos.

Pelas suas caraterísticas, a Docapesca está territorialmente dispersa por Portugal Continental, estando sedeada em Lisboa. A Docapesca é composta por cinco Delegações, a saber: Norte e Matosinhos, Centro Norte, Centro, Centro Sul e Algarve.