Exclusivo

Sociedade

"Se estás com fome, não sou a tua comida": o confronto entre um homem e um urso [vídeo]

SIC Notícias

22-04-2021

Segundo o homem, "nem todos os encontros com ursos são iguais. Na maioria dos casos, consigo simplesmente contornar o animal. Mas este estava interessado em mim, então eu tive que mudar de ideia!"

Foto D.R.

O confronto entre um homem e um urso está a dar que falar nas redes sociais. O vídeo do momento, que se tornou viral, mostra os "nervos de aço" do norte-americano ao falar para o animal para o tentar afastar.

Evan Matthews estava a correr no Parque Nacional Grand Teton, no estado norte-americano do Wyoming, quando percebeu que tinha companhia.

"Este estava interessado em mim, por isso tive de o ajudar a mudar de ideias", diz o norte-americano no vídeo de três minutos, que pode ver aqui.

As imagens mostram o urso a aproximar-se do homem, que estava munido com uma lata de spray para afugentar o animal.

"Já vi muitos ursos selvagens, mas esta foi a primeira vez que um mostrou interesse em mim", explica no vídeo. "Deve estar esfomeado."

Apesar do perigo, Evan Matthews decidiu guardar a "arma" que tinha e optou por falar com o animal para o tentar "chamar à razão". "Hey, não! Não quero saber se estás com fome. Eu não sou a tua comida", diz para o animal, que se continua a aproximar. "Claro, podemos dar um passeio, se quiseres. Mas tu não te queres aproximar".

A tática do norte-americano parece não dar resultados ao início, com o urso a continuar a perseguição durante cerca de 800 metros. No entanto, o animal acaba por perder interesse e volta à floresta.

"Isto foi emocionante", é possível ouvir no vídeo, no qual explica que queria mostrar ao urso que era humano e não "outro animal". O norte-americano revela ainda que não quis correr, nem fingir-se de morto, porque não se queria tornar num "alvo fácil".

De acordo com o New York Post, especialistas em animais concordam que os métodos explicados acima são das melhores formas de evitar um ataque vindo de um urso.


Notícia exclusiva do nosso parceiro SIC Notícias