Sociedade

25 de Abril no Algarve: Janelas abrem-se para comemorar a liberdade

Filipe Vilhena

Henrique Dias Freire

25-04-2020

A região algarvia juntou-se e, em vários locais, as janelas vão abrir-se, a partir das 15:00 horas, para comemorar a liberdade. A iniciativa é praticada noutros pontos do país

Este ano não podemos sair à rua e celebrar todos juntos, portanto, resta-nos celebrar o 25 de Abril através dos meios de comunicação e também das nossas janelas, como vários locais da região algarvia anunciaram.

No Município de Faro, reconhece-se o 25 de Abril como sendo uma das maiores datas da história de Portugal e, por isso, pediu-se à população que, pelas 15:00 horas, chegasse às janelas para cantar, o "Grândola, Vila Morena", um dos temas que serviu de mote para o início do movimento.

A Assembleia Municipal de Faro apela ainda que todos os munícipes se relembrem "que a Liberdade deverá estar sempre presente na nossa vida, dela fazendo parte e que ela é alicerce de um futuro comum".

Também em Lagos e Tavira as comemorações se farão pela janela, segundo um comunicado das respectivas câmaras municipais, que anunciam que este dia deve ser festejado, mesmo da janela de casa.

As comemorações do 25 de Abril em Lagos tiveram início logo pela manhã. Foi colocada uma coroa de flores junto ao busto de Salgueiro Maia. Por seu turno, Tavira decorou a fachada do edifício dos Paços do Concelho, a Praça da República e a ponte antiga.

Pelas 21:30 horas, pode ainda assistir, na página de Facebook do Município de Tavira, aos concertos online de Viviane & Tó Viegas, Vítor Correia e José Francisco.

Em São Brás de Alportel, pode ler-se no site da autarquia que: "a pandemia não impedirá a comunidade são-brasense de celebrar a Revolução de Abril de 1974". As janelas de São Brás de Alportel vão também abrir-se para "gritar" à liberdade.

O Município de Olhão junta-se também à causa. Num comunicado publicado no site, percebemos que "comemorar Abril​ é comemorar e reforçar os seus ideais e as suas conquistas".

As janelas algarvias, e do país, estarão hoje abertas, pelas 15:00 horas, numa voz que se une para cantar "Grândola, Vila Morena" e celebra a liberdade.

Relacionado:

Da censura à liberdade: O 25 de Abril que jamais esqueceremos

Tavira convida a cantar a “Grândola Vila Morena” e o Hino Nacional a partir das janelas

Assembleia Municipal de Faro celebra 25 de Abril com programação digital