Saúde

Covid-19. Vacina da Janssen alargada a todos homens a partir dos 18 anos

Expresso

09-06-2021

Direção-Geral da Saúde atualizou esta terça-feira a norma da vacina da Janssen (Johnson & Johnson) contra a covid-19 e retirou a restrição etária associada ao sexo masculino

Foto D.R.

A vacina contra a covid-19 da Janssen já vai poder ser dada a todas as pessoas do sexo masculino a partir dos 18 anos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou esta terça-feira a norma e retirou a restrição etária associada ao sexo masculino.

“Em Portugal, recomenda-se, à data, até novos dados serem conhecidos, que a COVID-19 Vaccine Janssen seja utilizada em pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos", lê-se na norma.

Até agora, a vacina da Jassen só era administrada a pessoas com mais de 50 anos. Podia ser dada a faixas etárias mais jovens desde que as pessoas expressassem consentimento, segundo as orientações da DGS.

De acordo com a norma agora atualizada, nada muda na inoculação de pessoas do sexo feminino: todas as mulheres com idade igual ou superior a 50 anos podem receber a vacina da Janssen. Ou seja, aqui a restrição etária mantém-se.

O possível alargamento para o sexo masculino já tinha sido avançado pelo coordenador da task-force para o plano de vacinação no início do mês. O vice-almirante Gouveia e Melo tinha alertado que, devido à limitação etária, Portugal poderia inutilizar cerca de 2,7 milhões de vacinas desta marca.

Portugal segue assim a indicação da Agência Europeia de Medicamentos. Segundo a EMA, esta vacina "está aprovada para prevenção da covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, em pessoas com idade igual ou superior a 18 anos".

Neste caso, as mulheres com menos de 50 anos "que assim o desejem, se devidamente informadas, numa base de ponderação dos benefícios e dos riscos, individualizada, podem ser vacinadas com a vacina COVID-19 Vaccine Janssen, desde que se obtenha o seu consentimento livre e esclarecido", diz ainda a norma.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso