Exclusivo

Saúde

Pessoas com mais de 45 anos podem agendar vacinação a partir de sexta-feira

Expresso

04-06-2021

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo quer que até ao dia 8 de agosto 70% da população portuguesa esteja vacinada com, pelo menos, uma dose

As pessoas entre os 45 e os 49 anos vão poder agendar a vacina contra a covid-19 a partir desta sexta-feira à tarde, anunciou o site da covid-19 do Ministério da Saúde de manhã.

A inoculação desta faixa etária através do auto-agendamento deverá começar dentro de duas semanas, no dia 14 de junho, por uma questão de vagas. No entanto, os maiores de 40 anos vão começar já a ser convocados localmente (através dos centros de saúde) para vacinação a partir deste domingo, dia 6, de acordo com as datas anunciadas pela task-force liderada por Gouveia e Melo.

Para já, está apenas disponível no site da covid-19 do Ministério da Saúde o agendamento para pessoas com 50 ou mais anos. Mas, segundo o jornal “Público”, o auto-agendamento para os maiores de 45 chegou a estar aberto durante alguns minutos, de manhã, mas entretanto fechou.

Assim que o agendamento online estiver disponível para esta faixa etária, deve ser selecionada a data e o local para a administração da vacina. Depois, a pessoa será contactada por SMS com a confirmação da data, hora e local de vacinação - é preciso responder à mensagem para confirmar o agendamento.

Ainda neste mês, a partir de 20 de junho, a imunização é alargada aos maiores de 30 anos. Depois, em agosto começam a ser inoculadas as pessoas entre os 20 e os 30, como afirmou o coordenador da task-force para o plano de vacinação contra a covid-19 esta terça-feira.

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo quer que até ao dia 8 de agosto 70% da população portuguesa esteja vacinada com, pelo menos, uma dose, de modo a atingir imunidade de grupo.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso