Saúde

Prioridade absoluta: Maiores de 70 anos já podem vacinar-se sem marcação e em qualquer lugar

Expresso

Lusa

03-06-2021

Coordenador da task force para a vacinação garante que “perdidos no sistema” com mais de 70 anos já podem vacinar-se, com “prioridade absoluta” face aos mais novos, em qualquer centro de vacinação e sem agendamento prévio

Desde que provem a idade, as pessoas maiores de 70 anos vão poder chegar a um qualquer centro de vacinação sem agendamento prévio e tomar a vacina contra a covid-19 de imediato, com prioridade face aos mais novos. A garantia foi deixada ao jornal Público pelo coordenador da task force para a vacinação, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

O sistema ainda está a ser concluído e servirá para acolher no processo de vacinação os idosos que, por qualquer razão, ficaram “perdidos no sistema” e que as juntas de freguesia, os bombeiros ou mesmo as polícias não chegaram a identificar.

“Depois de todas as outras tentativas e para garantir que não fica ninguém para trás, vamos fazer mais um esforço. Desde que a pessoa prove que tem mais do que uma determinada idade é vacinada sem sequer ser agendada. Como são muito poucas essas pessoas, não têm que fazer fila à entrada de um posto de vacinação”, disse.

Mais tarde a hipótese será alargada aos maiores de 60 anos, de 50 anos e assim sucessivamente, garante Gouveia e Melo, na mesma semana em que se sabe que a faixa etária dos 20 aos 30 anos começará a ser vacinada em agosto e que é nesse mês, logo no início, que se conta atingir a imunidade de grupo em Portugal (com 60% da população inoculada).


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso