Saúde

Centro de Vacinação Municipal de Loulé já abriu e tem capacidade para 400 inoculações diárias

04-05-2021

Equipamento conta com 5 pontos de vacinação, com a possibilidade de expansão. Integra ainda uma área de receção, espaço de pré-vacinação e zona de recobro, onde os utentes deverão permanecer até 30 minutos após a inoculação

O Centro de Vacinação Municipal de Loulé já entrou em funcionamento. Instalado no Pavilhão Desportivo Municipal da cidade, terá capacidade para 400 inoculações diárias, podendo esse número ser superior caso haja necessidade e o número de vacinas a administrar assim o justifique.

Este equipamento veio substituir o espaço de vacinação criado no Centro de Saúde de Loulé, aumentando as condições de conforto para os utentes e promovendo uma melhoria em termos de acessibilidade e estacionamento, para além, naturalmente, do incremento em termos do número diário de pessoas que poderão aqui ser vacinadas.

Segundo a Câmara de Loulé, "o centro conta com 5 pontos de vacinação, com a possibilidade de expansão. Integra ainda uma área de receção, espaço de pré-vacinação e zona de recobro, onde os utentes deverão permanecer até 30 minutos após a inoculação".

Funciona diariamente, incluindo fins de semana e feriados, das 08:00 às 20:00, e, para além dos profissionais de saúde, conta também em permanência com elementos do Serviço de Proteção Civil, forças de segurança e funcionários municipais (Departamento de Desporto, Departamento de Desenvolvimento Social e Saúde, Divisão de Salubridade e Higiene Urbana e Gabinete de Organização de Eventos)que prestam apoio, seja em termos de limpeza do espaço, apoio psicológico, administrativo ou mesmo no acompanhamento dos utentes.

O Centro de Vacinação de Loulé nasce de uma parceria entre o município, que cedeu o espaço e suportou toda a logística necessária à instalação, a ARS e os serviços do Ministério da Saúde.

O processo de vacinação no concelho de Loulé, que arrancou em meados de janeiro, conta desde o início com outros dois pontos: um no Centro de Saúde de Loulé (substituído agora por este centro de vacinação) e outro na Extensão de Saúde de Quarteira.

Com o Centro de Vacinação Municipal, a Câmara de Loule prevê que "a administração de vacinas seja fortemente acelerada, permitindo alcançar as metas traçadas no âmbito do plano nacional e que a imunidade de grupo tão desejada por todos os portugueses seja atingida o mais breve possível".

Para serem imunizados contra a covid-19, os munícipes devem ser convocados para vacinação mediante contacto do Centro de Saúde, mas podem, nesta fase, fazer um pedido online de agendamento através do Portal da Direção-Geral de Saúde.

Em Destaque