Exclusivo

Saúde

O que muda já a partir de sábado: restaurantes, lojas, centros comerciais, batizados e mais

Expresso

29-04-2021

É o alívio possível com restrições que se segue ao fim do estado de emergência. Medidas contemplam 270 concelhos porque há sete, dois algarvios, (e parte de um oitavo) que não vão beneficiar das novas medidas

A partir deste sábado pode ir jantar fora ao fim de semana se estiver num dos 270 concelhos beneficiados: os restaurantes, os cafés e as pastelarias passam a funcionar até às 22h30 durante todos dias, numa medida que entra em vigor já neste fim de semana. Podem estar no máximo seis pessoas por grupo no interior ou um máximo de 10 pessoas por grupo nas esplanadas.

Mas há mais mudanças: os espetáculos culturais passam a ser possíveis até às 22h30, os casamentos e batizados passam a poder ter uma lotação máxima de 50% (era de 25%). E não acabou por aqui: todas as lojas e os centros comerciais podem estar abertos até às 21h durante a semana e até às 19h aos fins de semana e feriados. As fronteiras terrestres também vão ser reabertas.

Estas medidas não podem ser aplicadas em sete concelhos (e em parte de um outro): Miranda do Douro, Paredes, Valongo, Aljezur, Resende, Carregal do Sal, Portimão e duas freguesias de Odemira não vão beneficiar do alívio de restrições que entra em vigor nos demais concelhos de Portugal. O Governo justifica esta decisão com o facto de terem ficado acima dos 120 casos por 100 mil habitantes em duas avaliações seguidas.

No caso de Odemira estão em causa as freguesias de São Teotónio e Longueira/ Almograve, sujeitas a cerca sanitária. As restantes freguesias de Odemira vão beneficiar do alívio das medidas previstas no âmbito do combate à pandemia e avançam para a fase quatro do desconfinamento.

Nota ainda para o facto de vários concelhos estarem em alerta por terem uma avaliação de mais de 120 casos por 100 mil habitantes. São os seguintes: Alijó, Alpiarça, Arganil, Batalha, Beja, Boticas, Cabeceiras de Baixo, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Coruche, Fafe, Figueiró dos Vinhos, Lagos, Lamego, Melgaço, Oliveira do Hospital, Paços de Ferreira, Penafiel, Peniche, Peso da Régua, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso, Tábua, Tabuaço, Vidigueira, Vila Real de Santo António.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso