Saúde

Centro Municipal de Vacinação Covid-19 de São Brás de Alportel já abriu

28-04-2021

Espaço funciona 7 dias por semana e tem capacidade para vacinar 300 pessoas diariamente

O Centro Municipal de Vacinação Covid-19 de São Brás de Alportel abriu as suas portas esta terça-feira, dando assim a possibilidade para a vacinação em massa da população. O espaço que vai funcionar 7 dias por semana, inclusivamente nos fins de semana, feriados e tolerâncias de ponto, tem capacidade para vacinar 300 pessoas diariamente.

“Este é um momento muito importante, há muito desejado, que vem permitir, dentro em breve, a vacinação em massa da nossa população”, afirmou o presidente da Câmara de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, acrescentando que “a vacinação é a resposta que nos pode permitir o regresso à normalidade e à dinâmica da nossa economia local, que é tão premente”.

Para a concretização deste centro de vacinação contra o coronavírus covid-19, o município adaptou o Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires às necessidades para assegurar um atendimento eficiente dos cidadãos assim como o cumprimento das regras de segurança, mediante um investimento de mais de 10 mil euros para criar as condições necessárias para o bom funcionamento deste espaço.

"O Centro de Vacinação conta com um espaço de receção, salas de espera, três postos de vacinação, um ponto de preparação das vacinas, uma sala de recobro, sala de observação, 3 saídas de emergência, espaços para descanso e refeições dos profissionais afetos a este serviço, bem como balneários", explica a autarquia são-brasense em comunicado.

O funcionamento do centro é assegurado por 7 profissionais de saúde e 4 funcionários da Câmara Municipal e está aberto das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.

O espaço foi visitado esta segunda-feira pelo presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, acompanhado pela diretora executiva do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Algarve I Central, Sílvia Cabrita, pela vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Josélia Gonçalves, pela delegada de saúde pública, Filomena Correia e por outros profissionais ligados ao processo.

Enaltecendo o empenho do município na adaptação do pavilhão para acolher este centro de vacinação, Silvia Cabrita sublinhou que “sem as autarquias não seria possível montar esta logística. A Proteção Civil e a autarquia são parceiros imprescindíveis para levar este processo a bom porto”.

“A autarquia tem estado desde o início, como parceiro ativo e inteiramente disponível para dar todo o apoio possível às autoridades de saúde como parceiro. Sem hesitações, temos feito os investimentos necessários para a abertura deste centro de vacinação assim como de outros investimentos necessários para ajudar a comunidade a superar este período pandémico”, explicou Vitor Guerreiro.

A autarquia salienta que "só se devem dirigir a este espaço as pessoas que já têm marcação prévia, uma vez que o Centro Municipal de Vacinação funciona por encaminhamento do Serviço Nacional de Saúde".

Se tem 65 anos ou mais e ainda não foi convocado para vacinação, pode dirigir-se ao Centro de Saúde, ou fazer o seu auto agendamento online.