Exclusivo

Saúde

Portugal poderá “progressivamente voltar ao normal” no fim do verão, diz Lacerda Sales

Expresso

22-04-2021

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde aponta que a “grande meta” do Governo é que Portugal atinja a imunidade de grupo até ao fim de verão, altura em que será possível começar a “aliviar medidas”

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou esta quinta-feira que a “grande meta” do Governo é que Portugal atinja a imunidade de grupo até ao fim de verão, altura em que será possível começar a “aliviar medidas”.

“Se chegarmos à imunidade [de grupo] no fim do verão, gradualmente e progressivamente poderemos voltar à nossa vida normal”, apontou Lacerda Sales.

“Todos nós o que pretendemos é voltar o mais depressa possível à normalidade das nossas vidas, isso é um objetivo de todos”, acrescentou.

Mas até lá, frisa, é preciso “ser muito cauteloso a implementar medidas”, apelando aos portugueses para que não baixem a guarda, de forma a travar a disseminação da covid-19.

“Quero deixar uma mensagem aos portugueses para que mantenhamos a nossa cautela, usando máscaras, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento físico, ou seja, cumprindo as diretrizes da Direção-Geral da Saúde”, pediu Lacerda Sales.

Sobre a vacina da Janssen, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse que está a ser feita “uma avaliação e uma ponderação” por parte da DGS, do Infarmed e da comissão técnica de vacinação, admitindo que “pode haver ajustes em relação à recomendação” da vacina de toma única.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso