Como surgiu o Dia da Mulher?
O mês de março está a chegar, e com ele um dia especial para comemorar: 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Mas afinal, porque se comemora o Dia da Mulher? Esta data, com raízes históricas que remontam ao início do século XX, foi oficializada pela ONU em 1977, representando a luta pela igualdade de direitos e melhores condições de trabalho para as mulheres.
Este ano, com o tema “For ALL women and girls: Rights. Equality. Empowerment”, celebram-se os 30 anos da Declaração de Pequim, um marco global de políticas e um plano de ação para alcançar a igualdade de género e o empoderamento de mulheres e meninas em todo o mundo.
Neste âmbito, as empresas têm também um papel fundamental, seja através de políticas de inclusão, oportunidades de crescimento ou pequenos gestos simbólicos que reforcem a importância desta data. Atualmente, tornou-se um símbolo de reflexão sobre os avanços e desafios que ainda persistem.
Valorização das mulheres no ambiente profissional.
É certo que, nos últimos anos, tem havido um avanço significativo na inclusão feminina no mercado de trabalho, no entanto, desafios como a disparidade salarial, a baixa representatividade em cargos de liderança e a necessidade de conciliar múltiplas responsabilidades são ainda uma realidade para muitas mulheres nos dias de hoje.
Empresas que apostam na valorização das suas colaboradoras, parceiras e clientes não só contribuem para uma sociedade mais justa, como também fortalecem a sua marca e melhoram a sua imagem e posicionamento junto do público. Algumas práticas para tornar essa valorização concreta incluem:
- Implementar políticas de igualdade salarial e crescimento profissional.
- Criar programas de mentoria e desenvolvimento para mulheres.
- Flexibilidade de horários para equilibrar a vida pessoal e profissional (com especial enfoque para a fase da maternidade).
- Fomentar um ambiente corporativo onde todas se sintam representadas.
Além das iniciativas estruturais mencionadas, pequenos gestos simbólicos neste dia fazem a diferença, como, por exemplo, a simples oferta de uma rosa ou uma caixa de chocolates com uma mensagem inspiradora, uma forma clássica para celebrar a data como símbolo de reconhecimento e motivação. Tendo em conta o volume requerido em ambientes corporativos, sugerimos que visite este fornecedor de chocolates e outras lembranças, que oferece preços reduzidos para grandes quantidades.
Como pode a sua empresa marcar a diferença?
Seja dentro ou fora das empresas, muitas mulheres em todo o mundo celebram este dia como forma de assinalar a sua importância e relevância. Caso ainda não tenha planeado nada para este ano, sugerimos-lhe algumas atividades dinâmicas, que vão além das homenagens tradicionais e reforçam o compromisso com a valorização feminina:
- Organização de painéis com mulheres inspiradoras e de referência, que possam partilhar a sua carreira, desafios ou o empoderamento feminino.
- Promoção da participação em workshops temáticos sobre desenvolvimento profissional, autocuidado no ambiente de trabalho (como gestão do stress, mindfulness) ou liderança feminina.
- Oferta de um pequeno-almoço especial, criando um momento de descontração, onde pode incluir café e bolos com mensagens motivacionais.
- Organização de sessões de networking, criando um espaço de troca e empoderamento feminino.
- Realização de uma caminhada, aula de yoga ou evento ao ar livre, promovendo saúde e bem-estar entre as colaboradoras.
Independentemente da atividade escolhida, o mais importante é que essa celebração tenha um propósito claro e genuíno, alinhada aos valores da empresa promovendo o reconhecimento e a inclusão das mulheres no mundo corporativo.
Como algumas empresas celebraram este dia.
Empresas de todo o mundo têm adotado diferentes abordagens para realçar o papel das mulheres nas empresas, com iniciativas que vão para além das tradicionais. Em 2019, a conhecida marca de automóveis Jaguar lançou a campanha “She Did It“, destacando todas as mulheres envolvidas em todas as etapas de produção dos seus veículos, desde o design até a engenharia. A empresa triplicou o número de mulheres em cargos de gestão e superou em três vezes a média nacional no recrutamento de aprendizes do sexo feminino em engenharia. Este tipo de campanhas refletem o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão de mulheres no setor automotivo, tradicionalmente dominado por homens.
O McDonald’s realizou também uma ação simbólica, invertendo os seus arcos dourados, transformando-os num “W” em referência à palavra “Women”, como parte de uma campanha para destacar a contribuição feminina na empresa. Esta iniciativa visou reconhecer e celebrar as conquistas das mulheres, tanto dentro da empresa quanto na sociedade em geral.
Celebrar com significado.
Mais do que um presente, o Dia da Mulher deve ser uma oportunidade para reconhecer e valorizar as mulheres de forma genuína. Pequenos gestos podem tornar a data ainda mais especial e fortalecer o vínculo entre empresas, colaboradoras e clientes. Se ainda não celebra este dia na sua empresa, não perca a oportunidade de o fazer ainda este ano. Juntos, podemos ser a geração que termina com as diferenças de género e alcança a igualdade!