Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
  • Economia
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
  • Contactos
Menu
Postal

Ucranianos em Setúbal: Governo pede esclarecimento com “urgência” ao Alto Comissariado para as Migrações

A secretária de Estado das Migrações, que está sob tutela da ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, pediu esclarecimentos urgentes ao Alto Comissariado para as Migrações sobre a notícia do Expresso acerca dos ucranianos em Setúbal.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
16:31 29 Abril, 2022 16:42 29 Abril, 2022 | Henrique Dias Freire

Depois de partidos como o PSD e a Iniciativa Liberal terem reagido à notícia do Expresso de que os refugiados ucranianos são recebidos por russos na câmara de Setúbal, a quem fornecem dados pessoais e cópias de documentos, o Governo pediu esclarecimentos “urgentes” ao Alto Comissariado para as Migrações (ACM). A secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Sara Guerreiro, “solicitou, com caráter de urgência, à alta-comissária do Alto Comissariado para as Migrações todas as informações e esclarecimentos sobre a notícia de hoje do semanário Expresso”, informou o Governo em comunicado ao fim da manhã desta sexta-feira.

Há anos que o ACM tem sido criticado por associações de emigrantes ucranianos, porque o colégio eleitoral dos ucranianos para eleger o representante do Conselho das Migrações era dominado por associações lideradas por russos ou ucranianos vistos como tende tendências pró-russas, como o Expresso noticiou há duas semanas.

A secretária de Estado “pediu também esclarecimentos aos parceiros locais do ACM, como a Rede de Centros Locais de apoio à Integração de migrantes (CLAIM ), e associações locais”. A Secretaria de Estado das Migrações está sob tutela de Ana Catarina Mendes, a ministra dos Assuntos Parlamentares, eleita pelo círculo de Setúbal, em cujas estruturas do PS foi dirigente muitos anos.

O Expresso noticiou esta sexta-feira que a autarquia da CDU, liderada por André Martins, do partido Os Verdes, abriu um gabinete de apoio aos refugiados, com uma linha telefónica dedicada, onde trabalha uma funcionária russa com nacionalidade portuguesa (contratada em dezembro), casada com um líder da comunidade russa em Portugal, Igor Khashin.

Igor Khashin é antigo presidente da Casa da Rússia, ex-líder do Conselho de Coordenação dos Compatriotas Russos e também do Conselho Regional dos Compatriotas na Europa. Tem dupla nacionalidade e apresenta-se como “gestor de projetos”. Foi sempre próximo da Embaixada da Rússia — de onde o Governo expulsou agora 10 funcionários, por “atividades contrárias à segurança nacional” —, em cujos eventos foi participando ao longo de anos, apesar de esses registos terem sido apagados do site da chancelaria nas vésperas da invasão da Ucrânia. O Expresso viu print screens de páginas com eventos como a organização de um congresso de compatriotas em Lisboa, em 2014, a ida a uma iniciativa similar em Moscovo e as referências a si e às suas associações em sites da Ruskyi Mir e da Rossotrudnichestvo (que também foram apagadas), organizações oficiais russas com ligações ao Kremlin.

Os emigrantes ucranianos com quem o Expresso falou relataram que lhe foram feitas perguntas sobre onde ficaram os familiares que deixaram na Ucrânia, nomeadamente os maridos das refugiadas em idade militar.

GOVERNO ESTAVA AVISADO

Parte da comunidade ucraniana tem-se queixado ao longo dos anos e um domínio de russos e pró-russos em organizações de imigrantes, e até na receção de parte dos cerca de 30 mil refugiados que já foram acolhidos. Este conflito é anterior a 2014 (quando a Rússia anexou a Crimeia), e desde então que algumas associações de ucranianos e a própria embaixada têm protestado por o colégio eleitoral que escolhe o representante da comunidade no Conselho para as Migrações do Alto-Comissariado para as Migrações (ACM) “ser composto por uma maioria de associações russas ou pró-russas, patrocinadas por instituições do Kremlin ou pela embaixada Russa”. Fonte da embaixada disse ao Expresso há duas semanas que “o Governo e a ACM já prometeram regularizar este assunto o mais rápido possível”.

Depois da tomada de posse, a nova secretária de Estado para as Migrações, Sara Guerreiro, esteve em contacto com a embaixada da Ucrânia e garantiu tentar resolver o problema, segundo disse ao Expresso Pavlo Sadokha, presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal (AUP). No entanto, numa resposta genérica ao Expresso quando o jornal publicou esta notícia, o Governo não respondeu às questões concretas sobre as críticas da embaixada.

O gabinete da secretária de Estado disse apenas que Governo e ACM “têm estado em diálogo e estreita articulação com a Embaixada da Ucrânia no apoio humanitário aos refugiados”. E que as eleições para o representante da comunidade “têm por base os candidatos apresentados pelas associações reconhecidas e pertencentes ao colégio eleitoral, que podem apresentar o seu candidato”.

Associação de ucranianos alerta que há elementos pró-Putin a receber refugiados em todo o país
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL
Primeiro-ministro nega que autarquia de Setúbal tenha pedido informações sobre Igor Kashin [vídeo] 
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Últimas

  • Morte de Jéssica: advogado explica que um dos suspeitos não falou em tribunal por “estratégia da defesa” [vídeo]
    Morte de Jéssica: advogado explica que um dos suspeitos não falou em tribunal por “estratégia da defesa” [vídeo]
  • Bloco de partos de Portimão encerrado no fim de semana e as urgências de Ginecologia e Obstetrícia limitadas
    Bloco de partos de Portimão encerrado no fim de semana e as urgências de Ginecologia e Obstetrícia limitadas
  • Empresas dos EUA asseguram aos funcionários acesso ao aborto
    Empresas dos EUA asseguram aos funcionários acesso ao aborto
  • Já são quatro os Estados norte-americanos a proibirem o aborto
    Já são quatro os Estados norte-americanos a proibirem o aborto
  • Estado deixou de acompanhar família de Jéssica um mês antes da sua morte
    Estado deixou de acompanhar família de Jéssica um mês antes da sua morte
A primeira página do POSTAL. Distribuição aos assinantes e nas bancas de todo o Algarve com o jornal Expresso esta sexta-feira. 😍😘⚡️💥🔥

Opinião

  • O PS chumbou aumentos para os ex-combatentes
    O PS chumbou aumentos para os ex-combatentes
  • Leitura da Semana: O perfume das flores à noite, de Leïla Slimani
    Leitura da Semana: O perfume das flores à noite, de Leïla Slimani
  • O Aeroporto Internacional de Faro Almirante Gago Coutinho
    O Aeroporto Internacional de Faro Almirante Gago Coutinho

Europe Direct Algarve

  • Tecnologias e capacidade de defesa da UE: Comissão lança oito convites à apresentação de propostas
    Tecnologias e capacidade de defesa da UE: Comissão lança oito convites à apresentação de propostas
  • Público heterogéneo enche a Associação de Músicos para o AL-Bauhaus Dream Factory
    Público heterogéneo enche a Associação de Músicos para o AL-Bauhaus Dream Factory
  • Política de Privacidade
Configurações de privacidade
©2022 Postal do Algarve