A Edição Papel

IPMA liberta meros na costa algarvia

25-04-2021

Ação visa contribuir para o repovoamento destes peixes quase extintos na costa algarvia

O IPMA procedeu recentemente a mais uma acção de libertação de alguns exemplares de meros (Epinephelus marginatus) na costa algarvia, na sequência das experiências de repovoamento que têm vindo a ser realizadas desde 2001.

Os peixes libertados já nasceram nas instalações do IPMA - Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO) e estão identificados exteriormente com uma marca amarela numerada, estando a ação incluída no âmbito do Projecto DIVERSIAQUA II - MAR-02.01.01-FEAMP-0175.

O IPMA, espera que estes peixes possam "fixar-se no meio selvagem e contribuir para a recuperação da população", infelizmente, "o mero apresenta o Estatuto de Conservação em Perigo, duas categorias antes de Declarado Extinto na Natureza, como identificado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN, União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN Red List of Threatened Species)".

Embora a sua captura seja proibida na pesca lúdica, se alguém encontrar algum destes animais, deve comunicar ao IPMA a localização desse avistamento e se possível o número da marca encontrada, através do telefone 289 700 500.