A Edição Papel

Arte urbana renasce em pontos estratégicos de Portimão

25-04-2021

Parte do muro exterior do Cemitério de Portimão e o paredão das Cardosas, junto ao viaduto, ganham nova vida pelas mãos de Gonçalo MAR e Kruella D’Enfer

Parte do muro exterior do Cemitério de Portimão vai beneficiar de uma intervenção artístico-comunitária pelas mãos do artista plástico Gonçalo MAR e de todos quantos se desejem associar ao original projeto “Fresque dos Vizinhos”, a decorrer até 29 de abril.

A ação, integrada no Programa de Apoio à Iniciativa Jovem, incluiu um workshop de preparação nos dias 24 e 25 a cargo do artista, limitado à participação de 40 pessoas (idade mínima de 16 anos) e com inscrições gratuitas, a que se seguirá a pintura do mural entre 26 e 29 de abril.

"Nascido em 1974, Gonçalo MAR tem vasta experiência no graffiti e é especializado em desenvolver trabalhos deste género, propondo-se recorrer a elementos característicos da cidade, aos quais emprestará o seu cunho muito peculiar, fortemente inspirado na banda desenhada e na animação", explica a autarquia portimonense em comunicado.

Esta não será a primeira vez que Gonçalo colabora com o Município de Portimão, pois o artista pintou no ano passado o mural existente no Jardim das Águas Vivas, no âmbito do Março Jovem 2020.

A intervenção marcada para o final deste mês terá lugar na parte do muro do Cemitério de Portimão localizado no gaveto da Rua Olivença com a Rua Mouzinho de Albuquerque, devendo os interessados inscrever-se desde já junto da Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Portimão, através do e-mail juventude@cm-portimao.pt ou pelo telefone 282 470 797.

Os participantes serão organizados em pequenos grupos, com o máximo de cinco pessoas em simultâneo, distribuídos por turnos de hora e meia em cada um dos dias (10:00-11:30/ 11:30-13:00/ 15:00-16:30/ 16:30-18:30), de modo a evitar aglomerados e cumprir as normas de segurança determinadas pela Direção-Geral da Saúde.

A proposta para a realização de diversas intervenções artístico-comunitárias foi apresentada em 2020 por um grupo de jovens portimonenses que pretende sensibilizar a comunidade para a requalificação do espaço público, justamente ao abrigo do Programa de Apoio à Iniciativa Jovem.

A conhecida artista Kruella D’Enfer pinta até 27 de abril o paredão das Cardosas, junto ao viaduto, com o objetivo de requalificar uma das principais entradas da cidade de Portimão, tornando-a mais apelativa e inclusiva.

Conceituada a nível nacional e internacional, a ilustradora portuguesa Kruella D’Enfer, nascida em 1988, promete aproveitar os elementos naturais que existem na secção do muro selecionada para, de alguma forma, lhes dar continuidade nas figuras e formas oníricas que tão caracterizam o seu estilo artístico.

Em Destaque