Entre os dias 4 e 10 de novembro de 2025, a campanha de segurança rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), fiscalizou um total de 4.531.511 veículos em Portugal, através de meios automáticos e presenciais, e registou três mortos em acidentes rodoviários.
Durante esta semana, que integrou o Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, foram registadas 20.736 infrações rodoviárias, das quais 642 referiram-se à condução sob a influência do álcool. Destes casos, 583 ocorreram no Continente e 59 nas Regiões Autónomas, tendo sido 392 infrações detetadas pela GNR e 250 pela PSP.
Na fiscalização automática por radar, a ANSR controlou 4.345.804 veículos, enquanto as forças de segurança, GNR e PSP, fiscalizaram diretamente 61.315 veículos e condutores. O número de testes de álcool efetuados pelas forças de segurança foi de 40.627, com 252 infrações registadas por taxas inferiores a 1,2 g/l de álcool no sangue e 390 por taxas iguais ou superiores a esse valor.
Além da fiscalização, a campanha contou com ações de sensibilização em várias regiões, incluindo Vila Real, Leiria, Faro, assim como nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, onde foram alertados 326 condutores para os riscos da condução sob efeito do álcool.
Entre as mensagens transmitidas destacam-se o facto de que, com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l, o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica, bem como a importância da taxa zero ao volante devido à multiplicidade de fatores que influenciam a concentração de álcool.
Em termos de sinistralidade, durante o período da campanha registaram-se 2.871 acidentes rodoviários que resultaram em 3 vítimas mortais, 46 feridos graves e 831 feridos leves. Comparativamente ao mesmo período de 2024, ocorreram mais 33 acidentes, mas menos 7 vítimas mortais, 13 feridos graves e 30 feridos leves.
As três vítimas mortais eram duas do género masculino e uma do género feminino, com idades entre os 41 e 47 anos. Os três acidentes mortais ocorreram nos distritos de Faro, Lisboa e Viseu, consistindo num despiste de motociclo, numa colisão envolvendo um veículo ligeiro e um velocípede motorizado (trotinete) e num atropelamento mortal pela própria viatura, respetivamente.
Os acidentes ocorreram em diferentes tipos de via: um em arruamento, outro em estrada municipal e outro em estrada nacional.
Esta campanha foi a última de um total de 11 campanhas de sensibilização e fiscalização previstas para 2025 no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização. Em 2025, decorreram 51 ações de sensibilização que envolveram presencialmente 7.172 pessoas, totalizando 655.169 condutores fiscalizados presencialmente e 61.273.683 veículos controlados por radar.
Segundo as entidades promotoras, a ANSR, GNR e PSP, as campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente desde 2020, sendo as temáticas definidas com base nas recomendações europeias, focando-se para 2025 nos temas velocidade, álcool, acessórios de segurança, telemóvel e veículos de duas rodas motorizados.
Para o próximo ano, prevê-se a realização de igual número de campanhas, mantendo a ênfase na sensibilização e fiscalização.
A ANSR alerta que “a sinistralidade rodoviária não configura uma fatalidade” e que “as suas consequências mais graves podem ser evitadas, através da adoção de comportamentos seguros na estrada”.
Relativamente aos acidentes mortais detalhados, o despiste do motociclo ocorreu a 6 de novembro em Pinheiro e Garrado, distrito de Faro, resultando na morte do condutor.
No dia 8 de novembro, em Lisboa, um peão foi atropelado mortalmente pela sua própria viatura, que conduzia momentos antes, estando fora do veículo quando este andou para trás. A 9 de novembro, em Sátão, distrito de Viseu, houve uma colisão entre um veículo ligeiro e um velocípede motorizado, causando a morte do condutor deste último.
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