Viajar de avião pode ser uma experiência agradável, mas a escolha do lugar no voo nem sempre está nas mãos do passageiro. Em muitos casos, quem opta por um assento aleatório corre o risco de acabar no lugar do meio, indesejado entre muitos.
Desconforto e falta de mobilidade
Esse lugar, muitas vezes considerado o menos confortável, tem algumas desvantagens óbvias. Para além do espaço mais reduzido, quem lá fica sente-se frequentemente apertado entre dois desconhecidos, o que limita a mobilidade e aumenta o desconforto.
A escolha paga dos lugares
Apesar das companhias aéreas disponibilizarem a possibilidade de escolher o lugar com antecedência, essa opção costuma implicar um custo adicional. Muitos viajantes preferem evitar essa despesa, aceitando o que lhes calhar em sorte.
Uma forma de contornar o sistema
Nem todos sabem, no entanto, que existem formas de contornar o sistema sem pagar mais. Com um pouco de atenção e alguns passos simples, é possível aumentar a probabilidade de conseguir um assento mais confortável.
O truque de Jorden Tually
Segundo o Consumidor Global, o criador de conteúdos Jorden Tually, conhecido no TikTok, partilhou um truque que está a chamar a atenção de milhares de utilizadores. Com mais de três milhões de seguidores, o australiano garante que o método funciona.
Como bloquear temporariamente os lugares
A estratégia baseia-se em manipular temporariamente o sistema de reservas online. O truque consiste em simular a compra de vários bilhetes para bloquear temporariamente os lugares disponíveis no meio.
Simular a compra dos assentos do meio
Para aplicar este método, o primeiro passo é verificar quantos assentos do meio ainda estão disponíveis para o voo desejado. Em seguida, deve simular-se a compra de exactamente esse número de lugares.
Recomendamos: Os amantes de praia dizem que esta é uma das ‘melhores do mundo’ e fica no Algarve
A janela de 15 minutos
Dessa forma, o sistema “reserva” automaticamente esses assentos por um curto período, normalmente cerca de 15 minutos. Durante esse intervalo, outros utilizadores que estiverem a fazer o check-in aleatório não serão atribuídos a esses lugares.
Momento ideal para fazer o check-in
Segundo Tually, este é o momento ideal para fazer o próprio check-in e garantir um lugar mais apelativo, como um assento à janela ou no corredor. A técnica, segundo o próprio, “tem 100% de acerto quando se faz correctamente”.
Quando aplicar o truque
No vídeo partilhado, o influencer recomenda que este procedimento seja feito nos dias imediatamente anteriores ao voo. A probabilidade de sucesso aumenta à medida que o número de lugares disponíveis no avião diminui.
Computador ou telemóvel?
Outro conselho importante é realizar todo o processo a partir de um computador. Utilizar um telemóvel pode dificultar a simulação da compra de vários bilhetes em simultâneo.
O conteúdo rapidamente se tornou viral, ultrapassando 1,8 milhões de visualizações. Nos comentários, muitos utilizadores confirmam que já testaram a dica com sucesso.
Conforto sem custos adicionais
Embora não seja uma solução oficial ou garantida pelas companhias aéreas, trata-se de uma manobra criativa que pode fazer a diferença na experiência de voo. Sem custos adicionais, é possível evitar um dos lugares menos desejados do avião.
A popularidade do truque mostra como pequenos gestos tecnológicos podem ajudar a melhorar o conforto nas viagens. E se há algo que a maioria dos passageiros apreciam, é um pouco mais de espaço.
Leia também: Esta praia no Algarve é uma das mais limpas do mundo e o estacionamento é gratuito