A dia 17 de maio realizou-se a primeira manifestação, pela comunidade cigana do Algarve! Dezenas de pessoas juntaram-se com vontade de serem ouvidas. A iniciativa partiu da própria comunidade, em particular das mulheres e para muitos foi o primeiro ato de participação política,… e ouviu-se as crianças gritar por liberdade.
Rúben, de 44 anos diz que este dia marca o início de uma luta política . Nádia, foi também para lutar contra as discriminação que vive todos os dias.. dizendo que não entendem porque fazem isso, se somos todos pessoas se somos todos iguais… Sendo vítima de racismo onde com três crianças ninguém lhe quer alugar uma casa… para ter uma vida digna… Paula, de 50 anos grita que quer trabalho… que lhe tem sido sempre negado… Iniciámos uma luta…

A 8 de novembro seguiu-se uma ação mais pedagógica e o convite para todos era ajudar a comunidade cigana a limpar o seu bairro – beste caso a Ala 10 na Penha! A organização, com o apoio da rede EAPN – rede Europeia anti-pobreza em Faro e do Europe Direct Algarve e comunidade Unidos.EU no Algarve referiu-se à iniciativa sobretudo como uma oportunidade de nos conhecermos uns aos outros! Uma lição de Europa também!

O próximo evento, «Portugal não é um país sem nós» é uma iniciativa que o investigador José Carlos Mota vai trazer a Faro no próximo dia 24 de Novembro. Será no Bairro de Emergência Social Horta da Areia onde, durante a manhã,… níveis. De tarde… 50!
O Ensaio de José Carlos Mota, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos será apresentado a partir das 14:00 com a participação do autor, de ativistas, de líderes comunitários e de especialistas em participação cívica. A moderação é de Susana Helena de Sousa do projeto MUROS.
Ler mais aqui https://muros.online/e-urgente-dar-o-corpo-ao-48-o-artigo-do-ii-capitulo-da-constituicao/
As inscrições para este dia podem fazer-se através deste e-mail: [email protected]

Algarve pela inclusão” pretende apresentar projetos, testemunhos pessoais, oportunidades de financiamento ou tão somente opiniões, dentro do grande tema da Inclusão, com foco na região do Algarve.
Na União Europeia existem diversas estratégias que enquadram estas temáticas.
https://erasmusmais.pt/estrategia-de-equidade-e-inclusao/
https://eur-lex.europa.eu/PT/legal-content/summary/strategy-for-the-rights-of-persons-with-disabilities.html
https://www.acegis.com/2020/03/estrategia-europeia-para-a-igualdade-de-genero-2020-2025/
Leia também: Algarve pela inclusão: Projeto Silves Mesmo Inclusivo (SMI-E9G) – Uma Porta Aberta à Inclusão Social em Messines

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram
















