Europe Direct Algarve

Eurobarómetro: imagem positiva da UE, mas europeus querem reformas

08-06-2021

O inquérito Eurobarómetro de Primavera do Parlamento Europeu mostra um forte apoio à UE e a preferência por uma abordagem europeia a desafios globais, como a pandemia da COVID-19

► 96% dos portugueses consideram que a UE deve ter mais competências para lidar com crises como a pandemia da COVID-19.

►84% dos portugueses tem uma imagem positiva da UE. Portugal é o Estado-membro com a percentagem mais elevada na União.

►91% dos portugueses afirmam neste inquérito que são, de um modo geral, a favor da UE (o valor mais elevado na UE). Contudo, mais de metade dos portugueses (58%) declaram-se a favor da UE, mas não da forma como tem sido concretizada até agora.

►71% dos portugueses considera que a situação na UE está, neste momento, a caminhar na direção certa (valor que aumentou 24 pontos desde o final do ano 2020) e 64% tem o mesmo sentimento em relação à situação em Portugal.

E o que querem os europeus para o futuro da União Europeia?

+ Info ⇒ aqui.

Centro Europe Direct Algarve

O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.

Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.

A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.

A rede Europe Direct atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!

Facebook

Twitter

Instagram