Europe Direct Algarve

Webinar "Proteção Civil: a solidariedade europeia na prática" com eurodeputados e secretária de Estado da Administração Interna

30-04-2021

Participam no debate os eurodeputados Margarida Marques (PS, S&D), Paulo Rangel (PPE, PSD), João Ferreira (PCP, GUE/NGL), Nuno Melo (PPE, CDS-PP) e a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar

Os eurodeputados aprovaram esta terça-feira, na sessão plenária, o Mecanismo de Proteção Civil da UE reformado com base nas lições aprendidas com a pandemia da COVID-19.

O Mecanismo de Proteção Civil visa garantir que a UE e os seus Estados-Membros se encontrem melhor preparados para responder a emergências de grande escala, especialmente quando estas afetam vários países ao mesmo tempo. Para que a ajuda de emergência seja enviada com maior rapidez, a Comissão Europeia poderá adquirir diretamente os recursos necessários através do rescEU, sob condições específicas. Um total de 1,263 mil milhões de euros será alocado para o período de financiamento 2021-2027, complementado por 2,056 mil milhões de euros do plano de recuperação para a Europa. O debate em sessão plenária está disponível aqui.

Esta sexta-feira, dia 30 de abril, pelas 10:00 (hora de Lisboa), o Parlamento Europeu em Portugal organiza um webinar sobre o tema. Participam no debate os eurodeputados Margarida Marques (PS, S&D), Paulo Rangel (PPE, PSD), João Ferreira (PCP, GUE/NGL), Nuno Melo (PPE, CDS-PP) e a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar. A moderação é feita por Liliana Valente, jornalista do Expresso.

O evento acontece no estúdio virtual do Parlamento Europeu e pode ser acompanhado no Facebook do Parlamento Europeu.

Centro Europe Direct Algarve

O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.

Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.

A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.

A rede Europe Direct atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!

Facebook

Twitter

Instagram