Europe Direct Algarve

Dia da Terra - 22 abril: Climate Action Project AE Alberto Iria em Olhão

22-04-2021

O Climate Action Project envolveu cerca de 130 escolas portuguesas e a participação do secretário de Estado Adjunto e da Educação no evento online de celebração do Dia da Ação Climática, a convite do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, em Olhão

Ao longo de seis semanas, os alunos trabalharam para desenvolver as suas próprias soluções para a mudança climática após construir conhecimento fundamental, considerando preconceitos e evidências científicas, estabelecendo fontes confiáveis ​​e criando conexões pessoais com o trabalho de justiça ambiental.

Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria pesquisaram e elaboraram vários trabalhos sobre as Causas e Consequências das Alterações Climáticas, tanto a nível local como a nível global. Organizaram uma campanha de limpeza de Praia, com a ajuda da Câmara Municipal de Olhão em parceria com o biólogo alemão Andreas Noa (The Trash Traveler) e o seu projeto The Plastic Hike e foram plantadas rosas num canteiro na nossa escola. Também foram estabelecidos sessões virtuais com a Moldávia, Geórgia e Brasil, onde os alunos partilharam as suas pesquisas, preocupações e possíveis soluções.

As salas de aula expandiram as perspetivas da crise climática para além dos muros das escolas por meio de entrevistas intergeracionais e de experiências de troca virtual entre turmas de vários países, trabalhando com outros jovens que podem ter uma aparência e uma vida diferente deles. Os alunos progrediram por meio de experiências de aprendizagem prática para obter a compreensão das causas, efeitos e soluções, tanto como colaboradores globais quanto como construtores de conhecimento.

Como parte do projeto, os professores receberam desenvolvimento profissional de alta qualidade oferecido por líderes educacionais de renome mundial, e todas as salas de aula tiveram acesso ao currículo completo, que é co autorizado pelo WWF e traduzido em mais de 15 idiomas, sendo o Português um destes e tendo a professora Manuela Valentim Teixeira feiro parte da equipa de três professoras na tradução das Linhas Orientadoras do projeto, assim como dos Planos de Aula.

No dia 5 de novembro de 2020, líderes globais e especialistas em ação climática e ativistas juntaram-se a mais de 30.000 professores e alunos de mais de 135 países para o Climate Action Day, um evento online gratuito. Palestrantes de renome mundial, incluindo Dra. Jane Goodall, o Presidente Juan Manuel Santos e Sir David Attenborough, juntamente com especialistas do WWF, NASA e ONU, juntaram-se para celebrar a aprendizagem e as soluções oferecidas por mais de 2,6 milhões de alunos que participaram no Climate Action.

Também fez parte da lista dos palestrantes o nosso Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação Dr. João Costa, a convite da nossa escola Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria em Olhão.

Como embaixadora de Portugal do Projeto contactei o Escritório Executivo do Secretário-Geral das Nações Unidas, Dr António Guterres,a fim de obter da sua parte uma citação apoiando o projeto, a qual foi enviada a fim de ser usada no website do projeto e nas redes sociais.

Maria Manuela Fatela Ribeiro Valentim Teixeira
(Professora na Escola Básica Dr. Alberto Iria em Olhão e Embaixadora do Climate Action Project em Portugal)