Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Antigo futebolista Just Fontaine
Desporto

Morreu antigo futebolista Just Fontaine, o recordista de mais golos marcados num só Mundial

Em 1958, no Mundial de Futebol que decorreu na Suécia, Fontaine marcou 13 golos e atingiu o recorde de mais golos marcados num só Mundial

11:55 1 Março, 2023 11:55 1 Março, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O futebolista francês Just Fontaine, recordista de golos marcados numa só fase final de um Mundial, com 13 na edição de 1958, morreu esta quinta-feira, aos 89 anos.

O antigo avançado, que foi internacional francês em 21 ocasiões, apontando 30 golos, três dos quais a Portugal (1959), foi um dos protagonistas do Mundial de 1958, na Suécia, onde os “bleus” chegaram pela primeira vez às meias-finais, fase em que foram eliminados pelo futuro campeão Brasil (5-2).

Just Fontaine no Mundial de 1958
Just Fontaine no Mundial de 1958 / AP

No top dos melhores marcadores da história dos Mundiais

Apesar de só ter disputado seis jogos, Fontaine é o quarto melhor marcador da história dos Mundiais, com os mesmos 13 golos do argentino Lionel Messi, numa lista liderada pelo alemão Miroslav Klose, com 16 golos, seguido do brasileiro Ronaldo, com 15, e do também germânico Gerd Müller, com 14.

O avançado francês esteve para não entrar na convocatória para o Mundial de 1958, mas acabou por substituir Thadée Cisowski, que se lesionou pouco antes do início do campeonato.

Just Fontaine, que nasceu em Marrocos, acabou por “fechar” o pódio do Mundial, com a seleção gaulesa a vencer a RFA no jogo de atribuição do terceiro lugar, por 6-3, com um “póquer” (quatro golos) do avançado.

Antes, o avançado gaulês começou com um hat-trick ao Paraguai (7-3), um “bis” à Jugoslávia (2-3) e um tento à Escócia (2-1), na fase de grupos, novo “bis” com a Irlanda do Norte (4-0), nos quartos de final, e um golo ao Brasil (2-5), nas meias-finais.

Na carreira, Fontaine iniciou-se no USM Casablanca, e já em França jogou pelo Nice e pelo Reims, sendo quatro vezes campeão em França e uma em Marrocos, além das conquistas de duas Taças de França.

O futebolista terminou a carreira cedo, aos 28 anos, depois de uma dupla fratura na perna, assumindo, posteriormente, funções de treinador, com uma breve passagem pela seleção francesa, seguida do Paris Saint-Germain e também Marrocos, equipa pela qual foi terceiro na Taça das nações Africanas de 1980.

Últimas

  • MotoGP: Pol Espargaró internado vai fazer mais exames
    MotoGP: Pol Espargaró internado vai fazer mais exames
  • MotoGP: Campeão do mundo pede mudanças na segurança do circuito
    MotoGP: Campeão do mundo pede mudanças na segurança do circuito
  • MotoGP/Portugal: Pol Espargaró com traumatismos no peito e costas após uma violenta queda
    MotoGP/Portugal: Pol Espargaró com traumatismos no peito e costas após uma violenta queda
  • MotoGP/Portugal: Miguel Oliveira é 19.º nos treinos livres e falha acesso à Q2
    MotoGP/Portugal: Miguel Oliveira é 19.º nos treinos livres e falha acesso à Q2
  • Sismo de magnitude 4.0 registado a sudoeste do Cabo de São Vicente
    Sismo de magnitude 4.0 registado a sudoeste do Cabo de São Vicente

Opinião

  • Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
    Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
  • Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
  • A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
    A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
  • Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
    Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve