Desporto

As reações do mundo do desporto à morte do antigo guarda-redes internacional Neno

11-06-2021

Futebolista faleceu aos 59 anos, de morte súbita

O antigo guarda-redes internacional português Neno, faleceu esta quinta-feira, aos 59 anos, de morte súbita.

Formado no Barreirense, Neno passou por Vitória de Guimarães, Benfica e Vitória de Setúbal.

Nascido na Cidade da Praia, em Cabo Verde, Neno ganhou três campeonatos e três Taças de Portugal pelo Benfica, além de uma Taça de Portugal pelo Vitória de Guimarães.

Ao serviço da seleção portuguesa fez nove encontros, entre 1989 e 1996.

As reações a esta triste notícia não se fizeram esperar:

Paços de Ferreira (clube): “Ficará sempre na memória a sua simpatia, alegria e respeito constante. Aos familiares e amigos de Neno, e à família Vitoriana, o FC Paços de Ferreira endereça as mais sentidas condolências”.

Moreirense (clube): “Neste momento de profunda dor e sofrimento a família Moreirense endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Neno. O futebol ficou mais pobre. Descansa em Paz!”.

Gil Vicente (clube): “O Gil Vicente Futebol Clube manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Neno. Num momento tão difícil, a família Gilista endereça aos familiares de Neno, aos amigos e ao Vitória SC as mais sentidas condolências. Lembraremos sempre o sorriso contagiante de Neno, que fazia transparecer a personalidade humilde e amiga que o mundo do futebol lhe conhecia. A sua presença entre nós termina, mas juntar-se-á certamente à equipa de pessoas ilustres cuja presença física nos foi tirada nos últimos tempos, em especial Dito e Vítor Oliveira”.

Tondela (clube): “O Clube Desportivo de Tondela vem por este meio manifestar o seu pesar pelo falecimento de Neno, antigo internacional pela nossa seleção e uma das figuras mais consensuais do futebol português. Neste momento de dor e consternação o CD Tondela endereça à família enlutada, aos amigos e ao Vitória SC as mais sentidas condolências”.

Portimonense (clube): “A administração da Portimonense Futebol SAD e toda a estrutura vêm manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de Neno, endereçando à família, ao Vitória Sport Clube, aos amigos e a toda a família do futebol, as mais sinceras e sentidas condolências”.

Vizela (clube): “O FC Vizela endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Neno neste momento particularmente difícil”.

Farense (clube): “A Direção do Sporting Clube Farense endereça os mais sentidos pêsames à família e amigos de Neno e a toda a estrutura Vitória Sport Clube. Nesta hora naturalmente difícil deixamos aos familiares e amigos os nossos sentimentos de conforto”.

Nacional (clube): “O CD Nacional lamenta profundamente o falecimento de Neno, antigo guarda-redes internacional português e dirigente do Vitória SC. À família e amigos, o CD Nacional endereça sentidas condolências”.

Feirense (clube): “O CD Feirense - Futebol, SAD lamenta profundamente o falecimento de Neno, antigo internacional português. À família enlutada, amigos e aos clubes que Neno representou, o CD Feirense endereça as mais sentidas condolências”.

Desportivo de Chaves (clube): “O Grupo Desportivo de Chaves e a respetiva SAD manifestam o seu profundo pesar pela morte de Neno, endereçando à família, aos amigos e ao Vitória SC as sentidas condolências. Figura consensual no desporto português, em particular no futebol, o Neno partiu de forma inesperada, mas deixou o seu sorriso em cada um de nós. Até sempre, Neno!”.

Mafra (clube): “Figura incontornável do futebol português, Adelino Augusto Graça Barbosa Barros faleceu ontem vítima de morte súbita. O CD Mafra, na pessoa do presidente José Cristo, expressa à família enlutada e ao Vitória SC, onde desempenhava funções como diretor de relações institucionais, as nossas mais sinceras condolências pela partida deste Homem de exceção. O Neno do mundo do futebol esbanjou simpatia e classe por todos os campos do país e a nível internacional ao serviço da seleção nacional portuguesa. Com a súbita partida deste cabo-verdiano de nascimento, mas português de coração, o futebol nacional ficou mais pobre ao ver desaparecer um ídolo de gerações e um exemplo para os amantes do desporto. Que descanse em paz”.

Sporting da Covilhã (clube): “O futebol português volta a estar de luto. Neno fará sempre parte da história e a sua alegria era contagiante. Aos 59 anos, a vida pregou-lhe uma rasteira. O Sporting Clube da Covilhã endereça as mais sentidas condolências a sua família e ao Vitória Sport Clube, onde agora era a sua casa. Descansa em paz”.

Académico de Viseu (clube): “O Académico de Viseu FC e a respetiva SAD vêm por este meio manifestar publicamente o profundo pesar pela morte de Neno. À família enlutada e aos amigos endereçamos as mais sentidas condolências”.

Varzim (clube): “O futebol está de luto! Descansa em paz Neno!”.

Oliveirense (clube): “A vida fez uma enorme rasteira a Neno. O antigo guarda-redes partiu aos 59 anos de idade. Uma notícia muito triste para todos nós. Os nossos sentimentos estão com a família de Neno, com os seus amigos e com os clubes que representou: Vitória Sport Clube, Vitória Futebol Clube, Barreirense e Sport Lisboa e Benfica”.

Estrela da Amadora (clube): “O futebol ficou mais pobre. São poucas as palavras que podemos dizer quando nos tiram o chão. Neno, figura incontornável do futebol português partiu, mas a sua simpatia e alegria ficam connosco para sempre”.

Rochinha (jogador do Vitória de Guimarães): “Hoje partiu um amigo. Uma das melhores e mais genuínas pessoas que encontrei no futebol, que ia para além das quatro linhas. Obrigado por estares sempre presente. O teu sorriso será eterno”.

Cafú (ex-jogador do Vitória de Guimarães): “Tinha tanta coisa para te dizer, mas claro que me faltam as palavras. No meio de tanta tristeza e frustração, ao menos sei que te fiz todas as homenagens e mais algumas, mas às vezes continuo aqui a divagar comigo mesmo. Não será que tinha muita mais coisa para te dizer?! Claro que sim! Nem que fosse repetida. “Adoro-te, meu maninho, meu conselheiro, minha lenda”. E as nossas brincadeiras? E o nosso olhar? Enfim, de repente fiquei completamente desorientado, ainda estou e vou estar por muito tempo. Amigo, o teu legado é insubstituível. O teu cheiro, o teu sorriso, a tua gargalhada. Obrigado que pelo que fizeste por mim, pelo Vitória, por Guimarães, pelo futebol. Obrigado pelo teu sorriso, campeão. Tinha um livro de páginas infinitas para escrever para ti, mas fico por aqui. Obrigado, insubstituível”.

Otávio (jogador do FC Porto): “Grande Neno, vais deixar saudades. Alegria em tudo que fazia e com um coração enorme. Deus conforte a todos os familiares”.

Vítor Paneira (ex-jogador): “Grande Neno. 1962-2021”.

Pepa (treinador do Vitória de Guimarães): “Que triste esta notícia. Uma grande perda para o Vitória SC e para todos os que estão no futebol de forma positiva. Neste momento, não tenho palavras apenas o meu pensamento vai para a sua família e amigos. Descansa em paz, Neno!”.

Manuel Cajuda (treinador de futebol): “Descansa em paz, amigo! O meu silêncio será sempre maior que todas as palavras que possa escrever. E, por enorme que seja esse silêncio, a tua grandeza será sempre maior. Obrigado por teres passado na minha vida. Adeus, amigo e que Deus te trate com todas as honras que mereces. A toda a família, a particular e vitoriana, apresento as minhas condolências”.

Embaixada da República de Cabo Verde em Portugal: “Foi com a mais profunda tristeza que a Embaixada de Cabo Verde em Portugal recebeu a notícia do falecimento de Adelino Augusto Graça Barbosa Barros, desportista cabo-verdiano, guarda-redes em vários clubes portugueses de futebol profissional e da seleção nacional de Portugal. Em 2018, a convite desta Embaixada, foi padrinho da categoria Desporto na Gala Cabo Verde Sucesso. A Embaixada e os funcionários desta Missão apresentam à família enlutada e amigos as suas mais sentidas condolências e a sua plena solidariedade nesta hora de luto e de dor”.

Comunidade Devotos de Neno: “Querido Neno, hoje, entre as lágrimas que nos provoca esta dor inexplicável, queremos acima de tudo celebrar a Tua gargalhada única e imortal, aquela que sempre nos dedicaste de todas as vezes que nos fomos cruzando ao longo destes mais de 20 anos. Nesses cruzamentos, conseguiste sempre agarrar-nos e apertar-nos firmemente com as duas mãos, deixando-nos a nós às aranhas com a Tua amizade, amor, respeito, humildade, boa disposição e infinita generosidade. Soubeste ser Deus como nenhum outro, o Deus com os valores tão simples que procurávamos, e esperamos ter conseguido fazer com que te sentisses em vida como tal. Continuaremos a cumprir a nossa parte para que sejas eterno. Orgulhosamente Devotos de Neno. Palavra do senhor!”.