Desporto

Guarda-redes do Sporting homenageado pelo presidente da Câmara de Albufeira

04-06-2021

O albufeirense André Paulo já se destacou em diversos clubes, mas a contratação por duas épocas pelo Sporting CP tem um significado maior, acrescido pelo recente título nacional de campeões da Primeira Liga de Futebol

O albufeirense André Paulo, guarda-redes do Sporting CP foi recebido esta quarta-feira, pelo presidente da Câmara de Albufeira, como forma de reconhecimento pelo seu percurso futebolístico. Nascido em 1996, André Paulo já se destacou em diversos clubes, mas a contratação por duas épocas pelo Sporting CP tem um significado maior, acrescido pelo recente título nacional de campeões da Primeira Liga de Futebol (NOS).

Acompanhado pelo seu irmão Diogo Paulo, também profissional do futebol (Vitória Guimarães SC B), André Paulo referiu ter sido “uma época dura”mas que deu bons resultados, pois “ao fim de 19 anos o Sporting recebe novamente o título de Campeão Nacional”.

“André Paulo é um campeão nacional com apenas 24 anos e honra os albufeirenses, sejam ou não do Sporting. Tem sido um exemplo como atleta, a sua ambição é notável, a par de uma ética desportiva de primeira linha. Sinto-me muito satisfeito por ver um albufeirense na liga dos campeões, pelo que não poderíamos deixar de lho dizer, pessoalmente, e de o homenagear com uma lembrança do Município que significa o reconhecimento do seu valor”, refere o autarca José Carlos Rolo.

No final, houve a habitual troca de presentes, tendo o atleta oferecido a José Carlos Rolo uma camisola assinada por todos os elementos do plantel.

O guardião fez a sua formação no Algarve, no Imortal e no Portimonense onde foi sempre o titular, tendo ajudado este último à subida para a principal liga de juniores. Chegado a sénior, partiu para uma aventura em Lisboa (primeiro no Oeiras e depois seguiram-se três anos de Casa Pia), até chegar ao Real SC onde começou a época a titular, até novembro de 2018, quando se lesionou. Por este motivo, na época seguinte, André Paulo rescindiu contrato e encontrava-se livre para assinar por qualquer clube.

André Paulo é um guarda-redes de morfologia “leve”, com 1.87m de altura, e que se destaca pelo seu jogo completo. A sua ousadia e coragem no campo foram os motivos que levaram o Sporting CP a contratar o guarda-redes albufeirense.

Segundo os especialistas, André Paulo tem o perfil certo que corresponde às ideias atuais do futebol profissional, com a peculiar característica de ter uma taxa de defesa de penaltis acima da média (80% de eficácia defensiva).